Saúde / ATENDIMENTO

06 de Julho de 2022 09h11

HMC atende toda a demanda de traumas de face e zera fila de espera para procedimentos com bucomaxilofaciais

06/07/2022

CRISTIANE GUERREIRO

Luiz Alves

Arquivo

O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” é a unidade referência responsável pelos traumas de face para pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS do estado de Mato Grosso. A Unidade é o único serviço com atendimento de plantão para pacientes de Cuiabá e de municípios do interior do estado.

Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, é um orgulho suprir toda a demanda de trauma de face, não restando filas de espera de pacientes do SUS para estes procedimentos cirúrgicos.  Ao todo são 14 cirurgiões bucomaxilofaciais distribuídos em plantões presenciais de 24 horas no HMC.

“Não precisamos transferir pacientes de Cuiabá para outros serviços, para a realização destes procedimentos faciais, mas vivenciamos isso diariamente no HMC. Recebemos pacientes de vários municípios de Mato Grosso para fazerem estas cirurgias, por falta de profissionais nas unidades estaduais do interior do estado. Isso precisa mudar, pois prejudica os pacientes, que muitas vezes se deslocam por mais de 1.000 mil quilômetros para o tratamento adequado no Hospital Municipal de Cuiabá”, pontuou o prefeito.

Paulo Rós, diretor-geral do HMC, explicou que o atendimento é “porta aberta”, ou seja, plantão para todos os pacientes com traumatismos orais e faciais provenientes do município de Cuiabá e referenciados pela Central de Regulação do SUS em Mato Grosso.

“A maior parte dos atendimentos no pronto-socorro destina-se para tratamento de fraturas e sequelas faciais pós traumatismos. Os cirurgiões bucomaxilofaciais também são muito importantes na equipe multidisciplinar de toda a unidade hospitalar, para tratamento dos pacientes com fissuras lábio palatais fazendo a reconstrução óssea e de tecido mole da boca”, informou.

A cirurgiã dentista e responsável técnica da cirurgia bucomaxilofacial, Ana Paula Barbosa, destacou a necessidade deste atendimento. “A face é muito importante para convivência social e profissional, tratando estes pacientes no tempo certo, a população só tem a ganhar. Sem o tratamento adequado, as consequências seriam desastrosas, entre outros problemas, muitas pessoas ficariam com sequelas faciais que causam deformidades faciais e estigmas sociais, além dos afastamentos de trabalho por mais tempo”, revelou.

O paciente Daniel Sales, que foi acolhido na unidade após acidente automobilístico, garantiu o bom atendimento recebido. Especificamente da cirurgia bucomaxilofacial, o tratamento foi fundamental para tratar as múltiplas fraturas da face.“Eu não conseguia abrir a boca e o meu rosto estava um pouco deformado. Passei por cirurgia e estou bem melhor”, contou.

Para a cirurgiã bucomaxilofacial, as cirurgias mais complexas realizadas no HMC são nos pacientes baleados na face e as chamadas fraturas panfaciais, que são fraturas de muitos ossos da face ao mesmo tempo. “Estas cirurgias são muito complexas e envolvem muitas vezes várias especialidades médicas como a neurocirurgia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia e cirurgião geral, além da cirurgia bucomaxilofacial. São procedimentos extensos, delicados, que necessitam de grande estrutura médico hospitalar”, pontuou.

Segundo ela, o trabalho do departamento de cirurgia bucomaxilofacial do HMC envolve casos cirúrgicos provenientes de traumatismos faciais como fraturas nasais, fraturas de mandíbula, fraturas de maxilar, fraturas dentais entre outras.

“A equipe da cirurgia bucomaxilofacial atende, inclusive, como referência para a rede municipal, a demanda de patologias orofaciais fazendo as biópsias e encaminhando os pacientes para os devidos tratamentos em caso de câncer em região orofacial. O atendimento também abrange pacientes referenciados de outras unidades de saúde”, informou.

Foram atendidos 503 pacientes no primeiro quadrimestre de 2022 na especialidade de cirurgia bucomaxilofacial, no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, conforme os dados estatísticos do HMC.