/ ÚLTIMOS AJUSTES

06 de Novembro de 2019 09h00

Heliponto do HMC passa por testes de pouso e decolagem

06/11/2019

ROBERTA PENHA

Gustavo Duarte

Na manhã desta terça-feira (05) foram realizados os testes de pouso e decolagem no heliponto do Hospital Municipal de Cuiabá para verificar a estrutura e a capacidade da área. Cada pouso e cada decolagem foram realizados duas vezes por militares do Exército Brasileiro.

De acordo com o gestor administrativo do HMC, Marcello Norbiatto, que acompanhou os testes, os resultados foram bastante satisfatórios. “O heliponto do HMC comporta aproximadamente 4,5 toneladas, que é o suficiente para as aeronaves que pousarão aqui no hospital trazendo pacientes. Agora faltam alguns detalhes para que o heliponto comece a funcionar dentro dos padrões necessários”, comentou.

Para que o heliponto atenda totalmente os parâmetros exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, ainda faltam a pintura, os itens de iluminação para possibilitar pousos noturnos e a colocação do gramado no entorno da pista. Além disso, é preciso que o heliponto seja homologado. “O pedido de homologação para o funcionamento do heliponto já foi encaminhado à ANAC pela Secretaria de Aviação Civil - SAC e o prefeito Emanuel Pinheiro está acompanhando o trâmite de perto para garantir a agilidade do processo. A previsão é que até o fim deste mês tudo já esteja dentro das normas prescritas”, disse Norbiatto.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro o heliponto do HMC será um ganho para a população de todo o estado. “Esta pista permitirá maior agilidade na condução de pacientes em estado grave para o hospital, bem como mais rapidez e segurança para o transporte de órgãos para transplantes, o que significará mais chance de salvar vidas”, afirmou Pinheiro.