Saúde / SAÚDE/CONSELHO GESTOR

11 de Agosto de 2017 14h02

Gestão participativa é fomentada pela Secretaria Municipal de Saúde

11/08/2017

HUGO FERNANDES

Na cartilha da humanização dos serviços públicos indicada pelo prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, a gestão participativa tem valor especial. Partindo da necessidade de estimular o compartilhamento de informações, ideias e propostas com a população, a secretária municipal de Saúde, Elizeth Araújo, reuniu na quinta-feira (10) membros do Conselho Gestor, responsável pelos bairros CPA I, CPA II e Centro América. A pauta do encontro são as necessidades da Clínica da Família, que atende moradores destes três bairros.

O coordenador do Conselho Gestor, Gonçalo Ferreira de Arruda, destacou a participação da secretária, uma vez que ela é a principal representante da pasta no Município. “É ela quem pode dizer o que dá e o que não dá para ser atendido, quando e como. Exemplo disso são os condicionadores de ar. Temos alguns aparelhos que estão estragados há algum tempo, precisando de reparos. Uma questão que interfere diretamente no conforto dos profissionais e na qualidade do atendimento ao usuário”.

Para este apontamento, Elizeth destacou a ausência de contrato com uma empresa especializada na manutenção e conserto de aparelhos de ar-condicionado. “Devido à má prestação de serviço por parte da empresa anterior, o contrato foi rescindido. O processo licitatório está em fase final e nos próximos dias, outra empresa deverá ser contratada. Enquanto isso não ocorre, assumo o compromisso de resolver a situação já na próxima semana”.

Além deste, outros assuntos foram debatidos com a comunidade, como o uso de uniformes e crachás por parte dos funcionários da unidade, de tablets para os agentes comunitários de saúde, aquisição de medicamentos que compõem a cesta básica do Sistema Único de Saúde (SUS), descentralização das Equipes de Saúde da Família e melhorias Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) e reparos no telhado do prédio.