Saúde / RESPEITO AO CIDADÃO

11 de Setembro de 2018 13h56

Gestão Emanuel Pinheiro eleva em mais de 35% a taxa de ocupação no Hospital São Benedito

11/09/2018

OZIANE RODRIGUES

José Ferreira

Arquivo

Melhorar as estruturas físicas e o aproveitamento das unidades, visando a oferta de atendimentos cada vez mais humanizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá. Seguindo essa premissa, a gestão Emanuel Pinheiro elevou a taxa de ocupação dos leitos no Hospital Municipal São Benedito. Comparando os mesmos meses dos anos de 2016 a 2018, a atual gestão, chegou a alcançar mais de 35%. 

Para se ter ideia, os números já foram superados a partir do primeiro mês de administração, ao passo que em janeiro de 2016 o hospital obteve 61%, contra 80% em 2017 e 83% este ano.  O crescimento positivo na ocupação dos leitos também pode ser constatado nos demais meses, sendo que fevereiro, maio e agosto impetraram as maiores médias com 66%, 72% e 78% em 2016, 86%, 88% e 88% em 2017 e 89%, 90%, e 90% em 2018. Os dados estão apresentados em ordem crescente e referem-se aos respectivos meses e anos citados. 

De acordo com o diretor geral e administrativo do São Benedito, Oseas Machado, o excelente saldo fez com que a unidade hospitalar atuasse como principal fonte ‘desafogadora’ do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). 

“Desde os primeiros momentos de gestão a determinação foi para que usássemos os recursos públicos com responsabilidade e que aperfeiçoássemos os espaços para atendermos o máximo de pessoas. Seguindo-as, ultrapassamos as metas estabelecidas em contrato desde a inauguração da unidade onde a ortopedia prevê 200 cirurgias por mês, porém, vem sendo realizadas cerca de 250. Na mesma linha houve aumento na área de Neurocirurgia, que possui meta de 35 cirurgias, mas tem média de 49 realizadas. Dessa forma, o aumento nas ocupações de leitos é um reflexo real das metas contratuais de cirurgias que estão sendo ultrapassadas a cada mês e, com isso, seguimos atuando como fonte ‘desafogadora’ do Pronto Socorro”, disse. 

Outro ponto que merece destaque, segundo o diretor é que estes números não seriam possíveis sem o empenho dos servidores que compõem a equipe multiprofissional do hospital que, conforme pontuou se doam por completo a cada atendimento realizado. “Mesmo diante do expressivo número de pacientes felizmente conseguimos trabalhar com capacidade plena e manter nossos índices de satisfação, que chegam a 99%. Isso só acontece pelo empenho de cada servidor que não poupa esforços para levar a bandeira da humanização aos pacientes que buscam nossos serviços”, finalizou Machado.