Saúde / ODONTOLOGIA

22 de Maio de 2018 14h55

Gestão Emanuel intensifica ações de promoção à saúde bucal em escolas e programas sociais

22/05/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Seguindo a premissa de humanização dos serviços em saúde, intuídos no plano de governo do Prefeito Emanuel Pinheiro, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de promoção à saúde bucal em creches, Centros Educacionais Infantis (CMEI), Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB), escolas Estaduais e projetos sociais, dentre os quais o Siminina.

Ao todo, de fevereiro de 2017 até maio deste ano, as equipes odontológicas da Atenção Básica e Secundária contemplaram mais de 30 mil crianças e adolescentes de 01 a 17 anos. Deste total, 5.070 correspondem aos atendimentos realizados no primeiro quadrimestre letivo de 2018, computados em 14 pólos do Siminina, incluindo o da Guia e do Sucuri (Zona Rural) e mais 15 escolas. Esta semana a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Doutor Orlando Nigro está sendo contemplada por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

De acordo com a cirurgiã dentista da Secretaria Municipal de Saúde, Annie Michelli Rocha Soares Silva, nas ações, além das abordagens didáticas sobre as principais doenças bucais, os contemplados recebem kits de higiene contendo creme, escova e fio dental e aprendem por meio de ‘Escovação assistida’ qual a melhor forma de manter os dentes e a boca livres de todos os agravos bucais. “No momento em que realizamos a escovação, ensinamos aos educadores e às crianças como colocarem em prática todos os ensinamentos que oferecemos durante as palestras e atividades. Também aproveitamos este momento para identificarmos quais alunos precisam de tratamentos odontológicos e assim os encaminhamos para os Centros de Especialidades Odontológicos (CEO) mais próximos para os devidos tratamentos”, frisou a cirurgiã.

Para o coordenador da Saúde Bucal da Atenção Básica, Renei Lara este avanço nos atendimentos odontológicos com foco especial na prevenção demonstra o cuidado da gestão Emanuel Pinheiro com a população cuiabana, especialmente com as crianças, que sempre ofertaram ao prefeito um carinho visível.

“O prefeito Emanuel sempre recebeu muito carinho das crianças e foi uma promessa dele dar atenção especial a elas, levando a humanização dos serviços em saúde nas bases, onde de fato estão as pessoas que mais precisam do poder público. Esse sucesso nos trabalhos da odontologia pública de Cuiabá é o reflexo da promessa do prefeito sobre humanização em saúde. Além disso, marca uma nova era de investimento no cidadão com foco na prevenção às doenças e promoção à saúde”, finalizou Renei.