Saúde / HOMENAGEM/ SAÚDE

28 de Outubro de 2021 06h00

Exposição de fotografias, música e mensagens de agradecimento marcam homenagem aos servidores do Hospital São Benedito

28/10/2021

JULIA MILHOMEM BATISTA

Gustavo Duarte

Ao som da Banda do Exército Brasileiro, grandes sucessos musicais marcaram a homenagem para os profissionais que atuam no Hospital São Benedito, na manhã de terça-feira (27). O evento foi organizado em homenagem ao ‘Dia do Servidor Público’.  Os colaboradores do hospital também participaram de uma celebração eucarística (missa) e foram homenageados por familiares e pacientes que enfrentaram a Covid-19, por meio de uma exposição de fotos e mensagens. O material foi exposto na capela da unidade hospitalar.

De acordo com a recepcionista do hospital, Mariana Lucas, desde o início da pandemia todos os servidores mesmo diante de toda a complexidade da situação se esforçaram ao máximo. Ela destaca que essa homenagem a fez refletir e agradecer, pela saúde, pela vida.

“Fiquei muito feliz com essa homenagem. São ações como essa que nos garantem força para que continuemos desenvolvendo o nosso trabalho com amor e respeito ao próximo”, destaca.

Para a vice-presidente do Projeto Acolher (desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da unidade), Flávia Guedes, a homenagem  é necessária para destacar todo empenho e carinho dos profissionais.

Ela destaca que não foi fácil enfrentar tantos momentos de angustia frente ao vírus com alta letalidade. “Quando tudo passou começamos a preparar um momento em que podíamos homenagear toda equipe. Ao longo de todo este período guardamos fotos, cartas de pacientes, mensagem que eles traziam para a equipe. Recebemos também mensagens de familiares que perderam seus entes. Projetamos no auditório as mensagens, fotos dos pacientes, fotos dos nossos colaboradores. Tudo isso como uma forma de homenageá-los”, explica.

Flávia ainda destacou ainda que o Hospital, já que desde o início da semana o São Benedito recebeu cerca de 10 pacientes e volta a realizar atendimentos eletivos.

“A partir de agora voltamos a atender pacientes principalmente da ortopedia e neurologia, isso tudo é motivo de comemoração. Já que durante o ano passado nosso hospital atendeu apenas pessoas com a Covid-19”, ressalta. Desde março de 2021, a gestão Emanuel Pinheiro determinou que a unidade reforçasse o atendimento às vítimas do novo coronavírus. Com a redução dos números e avanço da vacinação, o hospital retormou as atividades de atendimento a especialidades.

Segundo a responsável técnica da fisioterapia, Ariane Ferreira, o sentimento é de felicidade pelo reconhecimento dos serviços prestados durante a pandemia. Ela pontua que este é um dia especial em poder relembrar dos pacientes e colegas que vivenciaram todos os momentos um ao lado do outro.

 “É um gesto marcado por emoção. Temos na memória todos os momentos que vivemos ao lado destes pacientes, muitos não conseguimos o êxito esperado, outros conseguimos bons resultados com a cura. Fico agradecido por este dia, por este marco e pelo fim do ciclo, já que agora começamos a receber pacientes com outras necessidades”, finaliza.