Saúde / HUMANIZAÇÃO

13 de Janeiro de 2018 13h25

Exames de urocultura e teste de tolerância à glicose voltam a ser realizados a partir desta segunda

13/01/2018

OZIANE RODRIGUES

Foto retirada do google

A partir desta segunda-feira (15), os exames de urocultura e os testes de tolerância à glicose voltarão a ser realizados pelo Laboratório Central de Cuiabá (Lacec). O primeiro é o exame mais indicado para detectar a infecção urinária, seja da bexiga ou dos rins. É usado também para identificar os casos de febres de origem indefinida e o antibiótico mais eficaz para combater essas enfermidades. Já o segundo, é destinado ao teste de resistência do organismo à insulina. Ele também é indicado para gestantes sem diagnóstico anterior de diabetes ou de diabetes gestacional.

As duas modalidades, estavam suspensas pelo laboratório desde o final de novembro de 2017 por falta de insumos, ocasionada pelo recorde de atendimentos da unidade que até aquele mês, já havia realizado 786.033 exames e procedimentos laboratoriais.

“Tivemos um 2017 precioso para a população cuiabana onde conseguimos humanizar e dobrar o número de atendimentos chegando a quase 790 mil. A imensa procura, fez com que ficássemos sem insumos para essas duas modalidades. Mas graças à rápida ação da Secretaria Municipal de Saúde, em menos de um mês, já conseguimos devolver à população esses dois serviços”, frisou a Responsável Técnica (RT), Gian Carla Zanela.

De acordo com Zanela, os procedimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 9h, por demanda espontânea. Ou seja, o paciente precisará apenas da solicitação do médico para a realização dos mesmos.