Saúde / Discussão

28 de Maio de 2015 11h24

Etapa regional da Conferência Municipal de Saúde começa neste sábado

28/05/2015

CAMILA PAULINO

Será realizada neste sábado (30), na Escola Estadual Dione Augusta, no CPA 4, a primeira etapa da série de encontros que antecedem a Conferência Municipal de Saúde. A 11ª edição do evento em Cuiabá acontecerá nos dias 09 e 10 de julho, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A expectativa é receber cerca de 300 pessoas nas pré-conferências e aproximadamente 1.000 participantes no evento principal, em julho.

 

As pré-conferências são espaços democráticos para o debate de temas voltados à saúde pública. Elas são realizadas na área de abrangência das quatro regionais da capital. Participam do evento lideranças comunitárias de bairros, associações de moradores, igrejas, profissionais da saúde, além de gestores municipais e representantes de sindicatos e conselhos.

 

Estes encontros acontecem a cada dois anos e possibilitam a discussão sobre os avanços e retrocessos do Sistema Único de Saúde (SUS), além de promover a indicação de políticas públicas de saúde e diretrizes de cada esfera do governo.

 

Para nortear as discussões foram estabelecidos alguns temas principais que serão debatidos nas etapas preliminares, são eles: participação social; reformas democráticas e populares do Estado; financiamento do Sus e relação público-privado; valorização do trabalho e da educação em saúde; ciência, tecnologia e inovação no SUS; informação, educação e política de comunicação do SUS; direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; gestão do SUS e modelos assistenciais.

 

As conferências de saúde são consideradas um dos maiores avanços no processo democrático de política pública voltada para as questões da saúde, devido à diversidade e quantitativo de participantes que representam segmentos diferentes da sociedade organizada, profissionais da saúde e gestores.

 

 

Abaixo os locais e datas das pré-conferências:

 

Regional:

Local:

Data:

NORTE

Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza – Av .Tuiuiú, nº45 – CPA 4 – Cuiabá/MT

30/05/2015

08h às 18h

SUL

Escola de Saúde Pública do Estado de MT (ESP/MT) – Av. Adauto Botelho, nº 552 – Coophema – Cuiabá/MT

13/06/20015

08h às 18h

LESTE

Assoc. de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Cuiabá) – R. Major Gama, nº 600 – Centro Sul – Cuiabá/MT

20/06/2015

08h às 18h

OESTE

Assoc. de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Cuiabá) – R. Major Gama, nº 600 – Centro Sul – Cuiabá/MT

27/06/2015

08h às 18h