Saúde / QUALIFICAÇÃO

29 de Março de 2017 15h29

Especialização na área de gestão reúne 140 profissionais de Cuiabá e da Baixada

29/03/2017

MARIA BARBANT

Um total de 140 profissionais , a maioria deles da capital, iniciaram na semana passada, em Cuiabá, as aulas dos cursos de especialização na área da saúde, oferecidos pelo Hospital Sírio-Libanês. A especialização faz parte do Projeto de Apoio ao Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS), e  tem como objetivo a formação e capacitação de profissionais que possam atuar como multiplicadores em seus ambientes de trabalho.

De acordo com a secretaria de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo, a formação, qualificação e capacitação dos profissionais que atuam no SUS é uma das prioridades da gestão do município e faz parte do processo de humanização proposto pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

"A parceria do ensino com a prática é fundamental, é um desafio e um tema que vínhamos debatendo ao logo dos últimos anos. Não dá mais para trabalhar, tendo um distanciamento entre a teoria e a prática. Os desafios não são fáceis, mas essa é uma oportunidade única onde os participantes são privilegiados com cursos de excelência", disse ela.

Cinco cursos de especialização estão sendo oferecidos nas áreas de  Gestão da Clínica (GCLIN); Vigilância em Saúde (EVS); Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (ESPIE); Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente (QSCP) e Preceptoria em Residência Médica (PPRM). Todas as vagas foram distribuídas aos profissionais de saúde da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

"É um privilégio sediar esse trabalho. Uma oportunidade ímpar em parceria com um hospital de primeira linha na América do Sul, que é o Sírio-Libanês. Poderemos absorver, aprimorar e trazer conhecimento para o estado de Mato Grosso", disse o reitor do Univag, Professor Dr. Drauzio Antônio Medeiros.

Elaine Maria Coldre, gestora de aprendizagem do Hospital Sírio Libanês, explicou que os cursos vão acontecer ao longo do ano. "São cinco cursos bem distintos, mas que têm o mesmo valor e a mesma necessidade, contribuindo com a consolidação da rede de saúde pública, melhoria da assistência à população, a gestão dos recursos e dos serviços públicos", disse.
Para a gestora, que responde pelo Hospital Sírio-Libanês na Baixada Cuiabana, a parceria com os órgãos envolvidos foi fundamental, inclusive em relação a estrutura oferecida aos alunos com salas, equipamentos tecnológicos, rede de internet, possibilitando o acolhimento do  aluno ao longo do ano em um ambiente adequado.

Os cursos são semipresenciais e têm carga horária de 360 horas, sendo 288 presenciais e 72 de ensino à distância. Os encontros acontecem mensalmente em três dias consecutivos, e o curso dura nove meses, de março a novembro de 2017.

Participam da especialização profissional da saúde que atuam no SUS, instituições conveniadas e de ensino com programas de residência. Também foram disponibilizadas vagas para as instâncias do Controle Social (Conselhos de Saúde).

Os cursos de especialização estão sendo ofertados na modalidade semipresencial, com carga horária total de 360 horas, sendo 288 horas presenciais.

São parceiros na iniciativa, além do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), o Conselho Municipal das Secretarias de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), o Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana (ERS-BC), a Secretaria de Saúde do Estado/Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, a Secretaria de Saúde de Cuiabá e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), onde as aulas estão sendo ministradas.