Saúde / HUMANIZAÇÃO

24 de Abril de 2019 12h19

Especialista em nutrição clínica, refeitório HMC tem capacidade para mais de seis mil refeições diárias

24/04/2019

OZIANE RODRIGUES

Dietas personalizadas com alto teor nutricional, elaboradas segundo especificações médicas e patologias de cada paciente, além de vasto cardápio para colaboradores e capacidade plena de ofertar quase seis mil refeições diárias. Estas são apenas parte das atribuições técnicas que passam a ser ofertadas por meio do refeitório do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho.

O espaço, pensado pela gestão Emanuel Pinheiro para desmistificar o chamado ‘comida de hospital’, conta com equipes técnicas especialistas em nutrição clínica que tem, dentre outras atribuições, a missão de definir, planejar, organizar, supervisionar e avaliar as atividades de assistência nutricional aos pacientes; elaborar diagnóstico nutricional e prescrição dietética, com base em dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos e nas diretrizes do diagnóstico nutricional. Deve, também, interagir com a equipe multiprofissional, definindo com ela, sempre que pertinente, os procedimentos complementares à prescrição dietética.

Além disso, visando a humanização tanto dos pacientes, quanto da equipe multiprofissional do HMC, o corpo técnico do refeitório, deverá realizar ações de promoção da saúde ao estabelecer políticas que conduzam à manutenção de hábitos alimentares saudáveis. E ainda ações para tornar mais humanizado o atendimento aos pacientes, principalmente aqueles que ficam por muito tempo internados - que vão desde a celebração de aniversário a confraternizações conjuntas com outros setores da unidade hospitalar. 

“Mais que fazer refeições saborosas e nutritivas, as equipes multidisciplinares do refeitório irão trabalhar na definição de protocolos e estratégias que promovam o bem-estar dos pacientes. Com isso, além de contribuírem de forma enfática à recuperação a saúde dos pacientes, ao mesmo tempo, proporcionarão uma vida mais saudáveis aos colaboradores”, explicou o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho.

Na segunda-feira (22), durante a entrega dos 90 leitos clínicos, o prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro fizeram uma visita surpresa ao refeitório e fizeram questão de avaliar a estrutura e capacidade instalada do local e testar a qualidade da alimentação ofertada. “Meu compromisso com a população é entregar serviços públicos com a qualidade que o cidadão que paga rigorosamente seus impostos merecem. E esse refeitório demonstra justamente o quanto levamos esse compromisso a sério. Além de uma refeição deliciosa, com qualidade, cardápio diferenciado e ambientação agradável, todos dentro do HMC serão beneficiados por programas de saúde e campanhas que alegrem o ambiente e proporcionem prazer ao cotidiano do paciente e colaborador. É adeus à comida ‘sem graça’ de hospital porque todas as alimentações servidas terão amostras coletadas para análise e controle microbiológico. E a celebração da virada de página da Saúde cuiabana que passa a ofertar o melhor alimento, para recuperar e promover a saúde de todos que trabalharem ou buscarem os serviços do HMC”, finalizou Pinheiro.