Saúde / CAPACITAÇÃO

13 de Abril de 2017 15h19

Escola da Fundação Oswaldo Cruz divulga alunos selecionados para curso em Educação Popular

13/04/2017

MARIA BARBANT

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, divulgou na tarde desta teça-feria (12), a lista dos selecionados para o Curso de Aperfeiçoamento Educação Popular em Saúde (EdpopSUS), do Ministério da Saúde.

O curso, na modalidade presencial, será realizado pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Serão 160 horas de aulas presenciais, trabalho em campo  e um encontro final. Ao todo foram ofertadas 350 vagas, para educadores e alunos, em seis cidades de Mato Grosso, prioritariamente para os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para os quais foram destinadas 70% das vagas, lideranças comunitárias, inclusive  integrantes dos conselhos gestores de saúde, que funcionarão como multiplicadores do conhecimento.

Além de Cuiabá, o curso será realizado nos municípios de Várzea Grande, Juína, Tangará da Serra e São Félix do Araguaia. As turmas serão formadas por 35 pessoas mais dois educadores.

A previsão é de que a capacitação tenha inicio ainda neste semestre.

A formação e qualificação dos servidores e usuários do SUS é uma das prioridades da gestão Emanuel Pinheiro e parte fundamental do processo de inclusão e humanização da Saúde.

“A Educação Permanente é uma das nossas propostas para a Saúde, como também promover melhorias nas condições de trabalho e as  ações voltadas para a saúde do nosso trabalhador, para que ele possa oferecer serviços ainda mais qualificados  e eficientes de saúde à população”, explicou a secretária Elizeth Lucia Araújo.

Dez estados brasileiros já realizaram o  Curso de Aperfeiçoamento de Educação Popular em Saúde. Nessa etapa as vagas estão sendo disponibilizadas para Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Sul. O curso é resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e Fiocruz.

Saiba mais

O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde é uma estratégica da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.

O curso terá duração aproximada de 4 meses, totalizando 160 horas, na modalidade presencial. Serão 17 encontros de 8 horas semanais, intercalados com 2 horas de trabalho de campo. Os educandos/alunos receberão R$ 320,00 (trezentos e vinte reais) de ajuda de custo para alimentação, a partir do 4º encontro.

O processo seletivo foi realizado a partir da análise das informações contidas nas fichas de inscrições, ratificadas pela documentação comprobatória entregue pelo candidato, assim como pelo conteúdo da carta de intenção. Estes dois itens foram avaliados pelas Bancas de Seleção, constituídas em cada um dos Estados participantes.

A experiência profissional e a atuação junto a movimentos sociais ou comunitários contaram muito a favor dos candidatos como previa o edital. Para que o processo de seleção seja concluído os candidatos deverão  apresentar no ato da matrícula, os seguintes documentos, fotocópia autenticada da carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação, do CPF, Certidão de Casamento, caso haja mudança de nome em relação aos documentos apresentados; de comprovante atualizado de residência (luz, gás, água ou telefone).

Caso o candidato não possua a titularidade dessas contas poderá firmar declaração conforme modelo. Também deve ser apresentada  cópia do cartão do banco de conta corrente, poupança ou conta postal.

O candidato deverá entregar os documentos relacionados no primeiro dia de aula no município que se escreveu.

Para ter acesso a lista dos alunos selecionados basta entrar no endereço eletrônico www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br