Saúde / FISCALIZAÇÃO

08 de Maio de 2018 16h54

Equipes da Vigilância em Saúde da SMS participam na Caravana da Transformação

08/05/2018

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Arquivo

Segundo a Portaria nº 1.139 do Ministério da Saúde, atividades coletivas como eventos culturais, esportivos, religiosos, comerciais, entre outros que apresentem um grande fluxo de pessoas precisam da atuação de órgãos de saúde pública para monitorar e controlar possíveis focos de propagação de doenças transmissíveis. A 13a Caravana da Transformação, que começou em 16 de abril e vai até 10 de maio na Arena Pantanal, tem contado com o trabalho das equipes de Vigilância em Saúde de Cuiabá, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS/SMS que se organizou, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, para monitorar o evento, instalando o CIOS - Centro Integrado de Operações em Saúde.

De acordo com a gestora do CIEVS/SMS, Moema Blatt, este trabalho da Vigilância em Saúde está sendo realizado na Arena Pantanal desde antes da Caravana da Transformação começar. “Instalamos o CIOS - Centro Integrado de Operações em Saúde, desde o período pré-evento, de 27 de março a 15 de abril, inicialmente no espaço da UVZ∕DIVISA com reuniões semanais para organizar as matrizes de ações e atribuições no pré-evento, durante o evento e o pós-evento. A partir de 16 de abril, o CIOS foi transferido para um espaço específico na Arena, ali permanecendo das 5h até a saída do último paciente”, revela Moema. 

Ela explica que no CIOS se reúnem as equipes de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, saúde do trabalhador e CIEVS∕SMS, para que em percurso permanente no circuito da Caravana e em busca ativa de atendimentos realizados pelo SAMU e pela Policlínica do Verdão consigam evitar danos à saúde de todas as pessoas presentes em razão "das intervenções imediatas nos riscos detectados.

O trabalho das equipes da Vigilância na Caravana consiste na fiscalização dos serviços de alimentação interno e externo, da alimentação fornecida aos pacientes de outros municípios, dos sanitários, das instalações dos procedimentos clínicos e cirúrgicos, da coleta de efluentes (esgoto), de resíduos comuns (lixo) e do serviço de saúde, da qualidade da água de consumo, sendo as inconformidades imediatamente comunicadas aos seus responsáveis. 

A Unidade de Vigilância de Zoonoses fez uma intensificação de combate aos criadouros do Aedes aegypti no entorno da Arena Pantanal no período que antecedeu o evento e às sextas-feiras, já com o evento ocorrendo, realizou a exposição orientativa e de educação em saúde sobre animais sinantrópicos e a abordagem do boneco "da mosquita da dengue" aos que ali circulavam.

Moema ressalta que o monitoramento feito pelo CIOS, sob a coordenação do CIEVS-Cuiabá é uma atividade já realizada pela Vigilância em Saúde de Cuiabá desde 2012 juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde, como preparação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Pela primeira vez a natureza do evento monitorado é relacionada a procedimentos cirúrgicos, para um público alvo de idosos, requerendo atenção criteriosa por parte da área técnica, dada a vulnerabilidade das pessoas atendidas pela Caravana da Transformação.

“As estratégias adotadas pelos setores da Diretoria de Vigilância em Saúde em parceria com os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde têm sido, até o momento, exitosas e consolidam um trabalho de pessoas compromissadas, parceiras e que representam a permanência da Vigilância em Saúde∕SUS diariamente, em todos os espaços e durante todo o funcionamento dos serviços, essenciais para a qualidade e proteção da saúde da população atendida”, finaliza.