Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA

10 de Setembro de 2018 16h39

Equipes da Atenção Básica da SMS passam por capacitação

10/09/2018

ROBERTA PENHA

A partir desta terça-feira (11), a Prefeitura de Cuiabá irá começar um programa de capacitação para o acolhimento às diversidades de gênero, sexual e etnicorracial. A medida deve qualificar cerca de mil servidores da área assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atuam na baixa, média e alta complexidade. A ação visa preparar os funcionários para a realização de atendimento humanizado a essas populações, como preconiza a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

Participarão da capacitação agentes comunitários de saúde, agentes operacionais, vigilantes e recepcionistas, que serão divididos em 24 turmas. Cada uma terá uma carga horária de 8h, distribuída em dois dias na semana. O curso será realizado no auditório da subprefeitura da Regional Norte, no Parque Lagoa Encantada - CPA III, setor IV - e deve terminar no mês de dezembro.

Segundo o responsável técnico pela capacitação no segmento das diversidades de gênero e sexual, o psicólogo Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, o objetivo do curso é instruir os servidores, que compõem o organograma assistencial da SMS, para o conhecimento das questões relacionadas aos Direitos Humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, bem como das questões de gênero, sexualidade e identitárias. Além disso, o psicólogo vai trabalhar modelos assistenciais à população LGBT, preparando os servidores para o acolhimento, garantindo o acesso deste público a todos os serviços e todas as unidades de saúde do Município.

A parte da capacitação que engloba acolhimento etnicorracial ficará a cargo da responsável técnica pela Política de Saúde da População Negra, Cleidimar Nunes de Almeida. De acordo com ela, a intenção é capacitar os servidores para o melhor entendimento e reconhecimento do racismo institucional, promover a facilitação da empatia e respeito à diversidade, elevar o nível de satisfação dos usuários no seu acolhimento e melhorar a comunicação das equipes com este público.

Serviço

O que: Capacitação para acolhimento às diversidades de gênero, sexual e étnicorracial

Quando: Terça-feira (11), às 8h

Onde: Auditório da Regional Norte (Alameda 8) – Avenida Tancredo Neves, CPA III, setor IV — Lagoa Encantada