Saúde / DOENÇA RENAL

10 de Março de 2017 15h09

Equipe da Saúde vai apoiar a Corrida em comemoração ao dia Mundial do Rim

10/03/2017

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

A Secretaria de Saúde de Cuiabá  estará apoiando a  realização nesta  quinta-feira (9), às 20 horas, na Orla do Porto,  da Corrida em Comemoração ao Dia Mundial do Rim. O evento é promovido pelo  Instituto Nefrológico de Mato Grosso (INEMAT) com o objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção das doenças renais.

Antes da corrida,  a partir das 08:00 horas , uma equipe  Diretoria de Atenção Básica estará no Parque Tia Nair, passando informações e orientações aos frequentadores do espaço em relação aos cuidados e prevenção das doenças renais. Nas unidades básicas de Saúde programas ligados as doenças cronicas já orientam a população para os cuidados com a saúde.

A ação tem como tema as Doenças Renais e a Obesidade e alerta  população para a busca por um estilo de vida mais saudável a fim de manter a saúde dos rins.

Ao longo dos últimos anos, várias campanhas de orientação e prevenção tem sido intensificadas visando ampliar o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica.

Este ano, o tema do Dia Mundial do Rim (9 de março) é “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, com foco no alerta à população com relação à obesidade, um dos fatores de risco da Doença Renal Crônica (DRC) .

Segundo os profissionais da saúde a obesidade, aumenta o risco do desenvolvimento de outros problemas como diabetes e a hipertensão arterial, e tem impacto direto no desenvolvimento da doença renal.

A diretora da Atenção Secundária da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Dubia Beatriz Oliveira Campos lembra que assim como a obesidade, as Doenças Renais Crônicas, podem ser prevenidas. “Conhecer os fatores de risco da DRC e manter hábitos saudáveis, inclusive nutricionais e praticar atividade física, ajudam a prevenir esses fatores de risco”.

Durante o evento, a SMS de Cuiabá por meio da Diretoria de Atenção Secundária e Coordenadoria de Rede Assistencial Geral (CERAG), disponibilizarão uma ambulância com motororista, e uma equipe de saúde, composta por enfermeiro e técnico de enfermagem, para acompanhar corrida e, se necessário, prestar os  primeiros socorros aos participantes do evento. A unidade referencia para o evento será a Policlínica do Verdão.