Saúde / Atenção

28 de Julho de 2015 15h35

Equipe da Saúde Mental faz treinamento para aprimorar conhecimentos e técnicas

28/07/2015

CAMILA PAULINO

Foi uma manhã inteira dedicada ao conhecimento, debates e descontração. Aqueles que trabalham para cuidar das pessoas, desta vez receberam cuidados e assistiram palestras.

Cerca de 30 servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá que atuam na Rede Assistencial em Saúde Mental, passaram a manhã da última sexta-feira (24) aprimorando os conhecimentos, recebendo orientações e também fizeram aula de ioga para relaxar.

Esta foi a 1ª Oficina para Trabalhadores da Saúde Mental e teve como tema “Cuidando do Cuidador”.

O evento aconteceu no salão paroquial da Igreja Católica São João Batista (no bairro Grande Terceiro)  e deve se repetir mensalmente.

De acordo com a coordenadora especial da Rede Assistencial em Saúde Mental, Daniele Novaes, é importante cuidar dos trabalhadores que se dedicam a tratar de pessoas nos serviços de saúde mental no âmbito do Sistema Único de Saúde em Cuiabá. 

"Com intuito de cuidarmos dos trabalhadores da saúde mental, organizamos esta oficina, que foi um momento de integração e partilha de experiências com amigos de profissão e trabalhadores do SUS Cuiabá", disse Daniele.

Muitos são os fatores que influenciam os casos de doenças do trabalhadores nos dias atuais, neste contexto há alguns determinantes específicos para o adoecimento do trabalhador da saúde mental nas dimensões da existência humana – física, mental, social e espiritual.

Diante disso a coordenação considera importante que estes encontros aconteçam sempre, pois permite aprimorar os conhecimentos, além de permitir aos trabalhadores expor as dificuldades. 

"Através destas oficinas vamos identificar os problemas, propor soluções e melhorias no trabalho", aponta a coodenadora.

O ser humano é, por sua natureza e essência, um ser de cuidado, ele sente a predisposição de cuidar e a necessidade de ser ele também cuidado.

Por isso a coordenadora explica que todos merecem um momento para ser cuidado.

"Cuidar e ser cuidado são existenciais (estruturas permanentes) e indissociáveis. É notório que o cuidar é muito exigente e pode levar o cuidador ao estresse", afirma Daniele.

O trabalhador da saúde é por essência um cuidador. Cuida dos outros como missão e como opção de vida. Mas quem cuida do cuidador? Os cuidadores também precisam ser cuidados, sentirem acolhidos e revitalizados.