Saúde / CAMPANHA/GRIPE

17 de Maio de 2017 17h06

Equipe da Atenção Básica faz vacinação em baile da melhor idade

17/05/2017

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

Prossegue até o dia 26 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta terça-feira (17), 95 idosos receberam a vacina. Segundo dados atualizados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde, em Cuiabá, 23,01% das 40.201 crianças de 6 meses a menores de 2 anos já foram vacinadas; 36,35% dos 13.499 trabalhadores da Saúde; 28,60% das 8.024 gestantes; 46,4% das 1.319 puerperas e  49,32% dos 45.649  idosos.

No total, até esta quarta-feira (17), 37,37% da população de risco, que soma 110.445 pessoas, já foram imunizadas.

No último sábado (13), dia de mobilização nacional da Campanha de Vacinação, o prefeito Emanuel Pinheiro convocou a população para procurar as 67 salas de vacinação em funcionamento nas áreas urbana e rural da capital, para receber a vacina. Emanuel Pinheiro disse também que para cuidar da saúde da população, e fazer a saúde cada vez mais humanizada e inclusiva, equipes de vacinação da Secretaria de Saúde, iriam percorrer os clubes de idosos e outros espaços, levando a vacina a esse grupo de pessoas.

Ontem, durante o baile da terceira idade, que acontece todas as tardes de terça-feira no  Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Mato Grosso (Sindes-MT), 95 idosos receberam a vacina.

Uma equipe do Centro de Saúde do CPA III, da Regional Norte, esteve no local. Foi a primeira ação “extra” muros desta campanha. “Vamos vacinar os idosos e outros grupos de risco onde eles estiverem”, disse o coordenador da Regional Norte, Gilson Guimarães de Souza.

Segundo Gilson de Souza já estão sendo agendadas vacinação no Instituto dos Cegos e também na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Ele lembra que esta é a reta final da campanha e, é importante que as pessoas que integrem os grupos considerados de risco compareçam aos postos de vacinação.

Dona Lucinda, 81 anos, não deixou a oportunidade passar. Animada ela disse que sempre toma a vacina. “Desde que comecei a vacinar não peguei mais gripe”.

Já Elenil  Rodrigues Amorim, de 79 anos, elogiou a equipe de vacinação que foi ao local e disse que a ideia foi ótima. “A vacina é muito boa. Nunca mais fiquei doente”.

Vanda Navarros, 74 anos, disse que sempre toma a vacina e se sente muito bem. “Há cinco anos não tenho nem resfriado”, disse ela.

Lembrando

Os grupos prioritários para vacinação contra a Influenza são  os trabalhadores da saúde e professores das redes pública e privada, as crianças na faixa etária de seis (06) meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto e indivíduos com 60 anos ou mais de idade.  

Também fazem parte dos grupos considerados prioritários os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, independente da idade e os povos indígenas e os professores das escolas públicas e privadas.

No grupo de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, é necessária a apresentação, no ato da vacina, da prescrição médica.