Saúde / ATENÇÃO PRIMÁRIA

19 de Setembro de 2021 06h45

Enfermeiros das unidades básicas de saúde passam por capacitação sobre manejo no tratamento de feridas

19/09/2021

CELLY SILVA

Davi Valle

Cerca de 150 enfermeiros da rede de atenção primária à Saúde de Cuiabá realizaram curso de manejo de feridas e curativos, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao longo desta semana, no auditório Ana Maria do Couto (Plenarinho), da Câmara de Cuiabá. Para evitar aglomerações, os profissionais foram divididos em quatro turmas, cada uma sendo capacitada entre os dias 14 e 17 de setembro. 

O coordenador de programas especiais da SMS, Márcio Frederico, explica que o objetivo desse curso é levar para os profissionais mais informações sobre o manejo de feridas, identificação da etiologia da ferida, saber o momento da troca, os encaminhamentos necessários e garantir segurança ao enfermeiro quanto à utilização da melhor estratégia, pois o enfermeiro é o detentor da prescrição e conhecimento. “Futuramente, pretendemos estruturar um Centro de Referência na Atenção Primária para trabalhar a questão das feridas.  Queremos não só melhorar a assistência e sim alcançar maior descentralização desse serviço, para que o paciente receba o tratamento na sua área, não precisando se deslocar para lugares distantes. Esse empenho é o  começo, trazendo o conhecimento entre os nossos profissionais enfermeiros”, afirma. 

De acordo com Camila Carazzato, enfermeira da empresa Convatec, licitada para oferecer a capacitação, o conhecimento obtido proporciona aos profissionais da saúde fazer uma melhor avaliação da ferida e utilizar da melhor maneira os produtos (medicamentos e insumos), obtendo uma cicatrização mais rápida e garantindo melhor custo-benefício. “Os pacientes sofrem com lesões crônicas e temos diferentes tipos (pé diabético, úlcera venosa, úlcera arterial, lesão por pressão, entre outros). Esses pacientes acabam procurando o centro de saúde para uma avaliação e um tratamento. Então, o enfermeiro precisa estar preparado tecnicamente com as melhores condutas e, por isso, a gente traz a literatura mais avançada do mundo inteiro para que eles saibam como avaliar e definir o melhor tratamento, que envolve a utilização correta do produto para o melhor custo-benefício”, detalha. 

A enfermeira dermatológica Raquel Reis, que atua na rede municipal, conta que atualmente a Policlínica do Coxipó é uma referência para tratamento de feridas, com uma equipe multidisciplinar. Segundo ela, a unidade chega a atender quase 400 pessoas

por mês somente para tratamento de lesões crônicas, como pé diabético, por exemplo. Com o curso, ela explica que o serviço estará disponível de forma aprimorada em todas as unidades básicas de saúde. “A ideia é ter o tratamento correto em todas as unidades. O secretário-adjunto Dr. Xavier está muito preocupado com isso e acreditando que vai dar tudo certo para oferecer o melhor tratamento em toda a rede”, diz.