Saúde / SEMANA/ENFERMAGEM

08 de Maio de 2017 15h53

Enfermagem Viva é o tema da V Semana de Enfermagem do HPSMC

08/05/2017

MARIA BARBANT

Luiz Alves

O Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá realiza durante toda esta semana a V Semana de Enfermagem. O tema deste ano é “Enfermagem Viva”. O evento faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial do Enfermeiro, comemorado na próxima sexta-feira, dia 12 de maio e tem como um dos seus  objetivos, motivar e fortalecer a categoria e o trabalho do profissional de enfermagem.

A Responsável Técnica (RT) de Enfermagem do HPSMC, Ligia Cristiane Arfeli explicou que durante toda a semana serão realizados mini cursos, palestras, oficinas de terapias comunitárias, momentos de beleza, feira cultural e científica, ginástica laboral e outros.

Além de resgatar a importância do trabalho do profissional de Enfermagem o evento pretende resgatar  conceitos importantes  para a execução do cuidado responsável com pacientes e a união e  valorização  da categoria profissional.

“Com a iniciativa queremos promover ainda mais a proximidade e a melhoria  nas relações entre os profissionais de Enfermagem e a gestão”, destacou Ligia Arfeli, lembrando que esse trabalho  já trouxe resultados positivos dentro da unidade, por meio de reuniões rotineiras onde os problemas são discutidos e as soluções encaminhadas, o que vem proporcionando mudanças que refletem na assistência ao paciente.

A ideia   é proporcionar uma semana de construção e troca de conhecimentos acerca do papel da enfermagem no cuidado com a vida.

As atividades são variadas e oferecidas, nos períodos da manhã, tarde e noite aos 581 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, da unidade hospitalar.

São oficinas de práticas integrativas  em saúde como Biodança, Reiki e Terapia Comunitária, oficina de autocuidado com massagem no ambiente de trabalho, Varal Medicinal com apoio do Programa Municipal de Fitoterapia e Plantas Medicinais (Fitoviva), desenvolvido no Horto Florestal, ginástica laboral, Meditação e outros.

Também estão programados Momentos de Beleza com massagem Quick e design de sobrancelhas, e distribuição de lembranças.

Os  mini cursos  vão abordar os  cuidados com feridas e ostomia e, higienização das mãos,  lembrando o Dia Mundial de Higienização das Mãos (05/05), criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de alertar para a importância desse ato simples.

A infectologista Tainá Ferraz explicou que esse ato simples é fundamental para a promoção da saúde.

“Em Cuiabá essa será a primeira iniciativa nesse sentido. Estaremos levando a campanha para todo o hospital mas, principalmente, para as áreas consideradas criticas, como as quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTI), adulta e infantil do Pronto Socorro”, explicou a médica.

Segundo ela, a higienização das mãos, é a mais básica, barata e eficiente ação para o controle de infecções e prevenção da transmissão de germes. “ A prática mais importante para prevenir infecções é cuidar da higiene no dia a dia, a começar pela correta higienização das mãos. Em qualquer ambiente, higienizar as mãos com sabão e água ou com álcool gel é a atitude mais importante para prevenir infecções”, comentou.

Além de orientar os profissionais sobra a maneira correta de realizar essa higienização, serão distribuídos álcool gel aos profissionais.

A V Semana de Enfermagem está sendo realizada pelas Coordenações  de Enfermagem,  de Educação Permanente e o Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá.

SERVIÇO

V Semana  de Enfermagem do HPSMC – “Enfermagem Viva”

Data: 08 a 12 de maio

Local: HPSMC

Confira aqui a programa completa da Semana de Enfermagem.