Saúde / Saúde

07 de Março de 2017 11h43

Encontro anual do Cosems-MT está discutindo a Atenção Básica

07/03/2017

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

Mais de 600 pessoas estão participando em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso, do XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde.  Nesta terça-feira (7), às 20 horas, acontece a solenidade de condecorações do evento, seguida da Conferencia Magna, “Desafio de ser Gestor na Sustentabilidade do SUS em Defesa da Atenção Básica”, com o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo está participando do   evento, que  acontece até a próxima quinta-feira (9), e tem como objetivo  unir gestores, trabalhadores, usuários e demais setores envolvidos com SUS, nas discussões dos temas que contribuam para a efetivação do direito a saúde.

Para a secretária, espaços como esse, de discussão e de troca de experiências e saberes, são fundamentais na coletivização das reflexões, discussões e proposição de ações pautadas nas bases do SUS e nos preceitos democráticos. “Esses espaços de avaliação da política de saúde, de troca de experiências e de fortalecimento das parcerias, entre os municípios e demais órgãos e instituições envolvidos com a gestão e atenção a saúde, são fundamentais para o fortalecimento do SUS e para que possamos cada vez mais, melhorar os serviços prestados aos cidadãos, de forma humanizada e inclusiva”, destacou.

O encontro, que hoje já assumiu a característica de um congresso, teve inicio na segunda-feira (6), com um Seminário que termina hoje, sobre  Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), com palestras de técnicos do Ministério da Saúde.  

Também hoje, às 21:45 horas, acontece a posse da nova diretoria do Cosems-MT, para o biênio 2017-2019.

Na quarta-feira (8), às 8:00 horas, uma Mesa Redonda vai discutir a Atenção Básica como Ordenadora da Rede e Coordenadora do Cuidado e à tarde, às 13:30 horas, o tema será “Carteira Mínima de ações e serviços da Atenção Básica à Saúde e o desafio do financiamento – Conhecer e reconhecer para qualificar a Gestão do SUS”.

A Educação Permanente para o Desenvolvimento do SUS, uma ferramenta para o fortalecimento da gestão será outro tema em discussão na Mesa Redonda prevista para ter inicio às 15:45 horas.  

No dia 09, quinta-feira, às 08:00 horas, acontece a 1ª Reunião de Diretoria do Cosems-MT e às 14 horas, a Reunião da Comissão Intergestores Bipartite - CIB Estadual. A programação começa sempre às 08:00 horas e termina às 18:00 horas, com intervalo para almoço.

Programação paralela

Simultaneamente ao XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso estão sendo realizadas várias atividades como exposição de pôsteres, stand de atendimento do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado (SES).

Entre as Atividades Simultâneas estão duas mesas redonda discutem a  Saúde dos Povos Indígenas e outras Diversidades Culturais – aprofundando sobre equidade (nesta terça-feira) e outra com o tema Dialogando sobre o Programa Mais Médicos

Práticas Populares

Na Tenda Paulo Freire estão acontecendo rodas de conversas e práticas populares de cuidados com a Saúde a fim de ampliar e promover uma maior participação dos Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde no contexto do SUS, fortalecendo a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde e também a consolidação e implementação do Comitê da Equidade e Educação Popular de MT.

 

O espaço  abrigar rodas de diálogo, troca de saberes, sabores e experiências, com apresentações culturais, espaços de cuidados com aplicações de Reik, massagens, corredor do cuidado e outros.