Saúde / COMBATE/MOSQUITO

07 de Fevereiro de 2017 18h00

Empresas se mobilizam no combate aos criadouros do Aedes aegypti

07/02/2017

MARIA BARBANT

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Vigilância em Saúde de Cuiabá, realiza na próxima quinta-feira (9), das 07:00 às 11:30 horas, no canteiro de obras do condomínio Chapada Mantiqueira, da construtora MRV Engenharia, no bairro Coxipó, mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. No mês passado, o Grupo Pereira, dono da rede Comper de Supermercados, em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá lançou (pelo terceiro ano consecutivo) uma campanha de combate ao mosquito em todas as suas lojas.

A iniciativa  é o resultado da parceria entre o Setor de Educação em Saúde da Vigilância em Saúde de Cuiabá, e o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon–MT), para a realização de ações de prevenção das doenças (dengue, zika e chikungunya), e o  combate ao Aedes aegypti nos canteiros  de obras. As ações vêm sendo realizadas desde 2012.

Não existe um cronograma de visitas pré-determinado mas, sempre que solicitado pelas empresas, os técnicos da  Vigilância em Zoonoses e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) visitam os canteiros de obras, orientam funcionários e tratam os depósitos de água. Algumas empresas solicitam palestras durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT),  explicou a responsável pelo Setor de Educação da Vigilância em Saúde, Célia Carvalho.

Na ação da próxima quinta-feira, os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses estarão participando da ação com palestra para os 140 funcionários e vistoria no canteiro de obras, com  orientação de prevenção e  combate dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A   ação envolve  também, a Secretaria de Serviços Públicos, com a  coleta de recicláveis e resíduos sanitários.

“Observamos que as empresas, cada vez mais, estão engajadas nesse trabalho, não apenas como ouvintes, mas como multiplicadores. Tanto é, que a MRV está mobilizando não só os funcionários do canteiro  mas, também , os vizinhos da obra”, explicou Célia Carvalho.

Serviço

Ação de Combate aos criadouros do Aedes aegepyti

Data: 09/02/2017

Hora: 07:00 às 11:30 horas

Local: Canteiro de obras do condomínio Chapada Mantiqueira, Avenida Itaparica, bairro Coxipó e entorno