Saúde / INTEGRAÇÃO

11 de Abril de 2018 16h31

Embaixada dos Estados Unidos visita Hospital São Benedito e conhece estrutura física e capacidade instalada da unidade

11/04/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

O Hospital Municipal São Benedito recebeu a visita da Vice Cônsul, Lauren Willy, e das Assistentes Consulares, Andressa Morais e Fernanda Rego, da Embaixada dos Estados Unidos da América. O encontro que ocorreu nesta terça-feira (10) a pedido das representantes da Embaixada visou conhecer a estrutura física e capacidade instalada da unidade e estreitar o relacionamento com a saúde pública cuiabana com vistas no atendimento aos cerca de 400 norte-americanos que residem na Capital.

A comissão foi recepcionada pelo secretário Municipal de Saúde, Huark Douglas Correia, diretor geral e administrativo do São Benedito, Oséas Machado além de diretores clínicos e demais membros da unidade hospitalar.

Durante o encontro foram pontuados a estrutura orgânica e funcional do hospital, bem como o modo com  que a gestão Emanuel Pinheiro está conduzindo a Saúde Pública em Cuiabá, o que tem mantido o São Benedito como referência em procedimentos de média e alta complexidade para os 141 municípios mato-grossenses. Também foram apresentados números de atendimentos e desafios na área assistencial. Os representantes da Embaixada ainda deferiram atenção especial em alguns assuntos, como o estreitamento de relação entre o hospital e a Embaixada, no caso de algum cidadão americano dar entrada no São Benedito.

O secretário de Saúde e ex-diretor geral da unidade, Huark Douglas explicou que o São Benedito oferta consultas e cirurgias nas especialidades neurológicas e ortopédicas de média e alta complexidade, todavia, a porta de entrada acontece exclusivamente via Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HMPSC) e Central de Regulação.

“Todos os pacientes do São Benedito vem sob encaminhamentos do SISREG - Sistema de Centrais de Regulação. O prefeito Emanuel Pinheiro instituiu em seu Plano de Governo o princípio da humanização nos atendimentos em Saúde e nas demais esferas do município e estamos seguindo à risca essa meta. Dessa forma, no que tange a Secretaria Municipal de Saúde, estaremos de braços abertos para receber todos os pacientes que precisarem de Cuiabá para restabelecer sua saúde”, frisou o secretário.

Na oportunidade, o diretor geral e administrativo, Oséas Machado e membros da equipe, apresentaram a estrutura física da unidade à comitiva americana. No decorrer do percurso, Oséas explicou que a humanização nos procedimentos em saúde pode ser comprovada por meio do índice de satisfação do São Benedito que chega a 99%.  “O São Benedito completou dois anos e nove meses com mais de 314 mil atendimentos entre consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem e cirurgias neurológicas e ortopédicas. E apesar do alto fluxo, a aprovação dos pacientes e acompanhantes chega a 99%. Nos próximos dias, estaremos realizando a ampliação do número de procedimentos ortopédicos com a abertura de 20 leitos. E com a graça de Deus, a confiança do prefeito Emanuel Pinheiro e com o apoio da equipe multiprofissional do São Benedito daremos sequência aos atendimentos humanizados, visando, sobretudo, manter a satisfação da população assistida por nossa saúde cuiabana”, concluiu o diretor.

Impressionadas com o Hospital São Benedito a Vice Cônsul da Embaixada dos EUA, Lauren Willy, agradeceu a exemplar receptividade e assistência oferecida pela diretoria e destacou a boa impressão que levam da gestão municipal. “Este é um trabalho que fazemos buscando ofertar o máximo de assessoria hospitalar aos nossos conterrâneos. Estivemos em Cuiabá fazendo este mesmo trabalho nos preparativos para Copa do Mundo em 2014, onde visitamos diversas unidades de saúde, mas não conhecíamos o São Benedito. A impressão que levamos tanto do Hospital quanto da gestão atual é a melhor possível. Com toda certeza os norte-americanos que por ventura vierem a ser atendidos aqui receberão atendimento de qualidade. Parabéns à gestão e obrigada por nos receberem tão bem. Estamos à disposição para quaisquer eventualidades com os norte-americanos em Cuiabá”, finalizou a Cônsul.