Saúde / SERVIDORES SÁUDE

01 de Março de 2017 15h00

Emanuel Pinheiro determina correção no PCCV da categoria

01/03/2017

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que a Procuradoria Geral do Município apresente nos próximos dias  uma minuta alterando a Lei 409 de 1º de abril de 2016, que trata do  Plano de  Cargos, Carreira e Vencimentos  (PCCV) dos profissionais da enfermagem e que a mesma seja encaminha à Câmara Municipal em regime de urgência, no inicio do mês de março. A alteração visa reverter a suspensão do Premio Saúde Cuiabá, uma forma de incentivo aos servidores da saúde, suspenso pela lei.

Durante a reunião  com representantes da categoria e do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT), Emanuel Pinheiro, ao lado da secretaria de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo,  falou sobre  o  perfil de sua gestão, voltada a humanização e inclusão, e afirmou que quer ver o  servidor ao seu lado, estimulado, valorizado e respeitado.

“Preciso dos servidores nessas condições para implantar as políticas públicas  que vão melhorar a vida de 700 mil pessoas que estão lá fora,  na ponta, esperando isso de mim. Jamais serei frio e distante e, em hipótese alguma, irei contra o servidor”.

Emanuel Pinheiro ouviu as reivindicações dos profissionais, sobre a legitimidade do Sinpen-MT como representante da categoria dos enfermeiros, dos técnicos e auxiliares de enfermagem, no  município de Cuiabá e no estado de Mato Grosso; o  reenquadramento dos servidores estatutários (cerca de 40), que estão se aposentando, neste primeiro momento, e a revisam do reenquadramento de  todos os profissionais da enfermagem.

Emanuel Pinheiro e a secretária Elizeth Araujo, disseram que a gestão está aberta a discutir e negociar com os servidores e que todas as questões serão levadas à Mesa de Negociação Permanente, um espaço democrático de  discussão.

A secretária Elizeth Araújo lembrou que desde que assumiu a pasta tem recebido servidores em seu gabinete e mantido reuniões com eles, em algumas ocasiões, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, ao lado do  vice- prefeito, Niuam Ribeiro.  “Nossa gestão quer construir e fortalecer o diálogo com os servidores” destacou.

Em relação às reivindicações das categorias Emanuel Pinheiro determinou o    reenquadramento dos Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros que irão se aposentar este ano em  relação aos demais estatutários disse que irá sentar com o Sinpen e comissão de servidores, para que juntos possam discutir o escalonamento do reenquadramento dos demais.  

Outro assunto abordado durante a reunião foi a prioridade na destinação das vagas nas unidades do Programa Saúde da Famílias (PSF) , cerca de 75% delas, aos servidores  estatutários. A secretária de Saúde disse que será feito um teste seletivo interno, previsto para o mês de março, visando essa readequação dos profissionais e lembrou que a SMS está estudando uma forma de flexibilização da jornada de trabalho de 40 para 30 horas recebendo na tabela de 30 e de 30 para 40, horas  recebendo na tabela de 40 horas.

Antes de deixar a reunião o prefeito Emanuel Pinheiro fez questão de falar sobre o seu orgulho de governar Cuiabá e de seu profundo respeito com o servidor público. ““Hoje sou o prefeito de todos os cuiabanos, dos servidores públicos e quero ter uma relação de profunda confiança,  credibilidade e respeito com os servidores. Essa é uma gestão humanizada e de inclusão”, disse ele.

O presidente do Sinpen-MT, Dejamir Soares se mostrou bastante satisfeito com a reunião. “Até agora, vínhamos sendo tratados, pelas ultimas gestões,  de forma desigual em relação às demais categorias. O atual PCCV não nos trouxe benefícios a curto prazo. Mas agora, com esse voto de confiança, estamos saindo muito felizes dessa reunião, porque fomos ouvidos”.

A reunião aconteceu na tarde da quinta-feira (23), no salão nobre da Prefeitura de Cuiabá.