Saúde / 5ª OBRA ENTREGUE

28 de Junho de 2018 08h28

Emanuel Pinheiro avança na meta de reestruturação da Atenção Básica com entrega de PSF

28/06/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

A estruturação e reestruturação da Atenção Básica, para proporcionar maior atenção em ‘Saúde Preventiva’ nos bairros - onde de fato acontecem os principais problemas endêmicos - foi um dos caminhos delineados pelo prefeito Emanuel Pinheiro para chegar, até o final da gestão, a 40 novas Equipes de Saúde da Família e, consequentemente, evitar as superlotações nas policlínicas, Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e ainda nas esferas da alta complexidade.

Com base nessa premissa, apesar das dificuldades provenientes da falta de repasses à pasta, múltiplos avanços já foram proporcionados. Para se ter ideia, em apenas 18 meses de gestão, 67 projetos de reformas, ampliações e novas obras de unidades básicas foram recuperados de gestões anteriores e estão em andamento pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Deste total, 31 frentes de trabalho estão sendo conduzidas via administração direta pela pasta e estão em fase de finalização. Outras cinco, dentre as quais o Programa de Saúde da Família Jardim Vitória I -, que estava sem reforma há 15 anos, foram entregues à população totalmente equipadas, climatizadas e algumas com equipes de saúde odontológicas ampliadas de uma para duas.
Durante a cerimônia de entrega do PSF Jardim Vitória I, ocorrido na noite da última terça-feira (26), Pinheiro observou que a entrega dessas obras quebram décadas de falta de investimento na saúde e ressaltou o significado na vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.
“Sou prefeito de toda Cuiabá, mas minha prioridade é cuidar das pessoas menos favorecidas - aquelas que dependem exclusivamente das boas políticas públicas para viverem melhor. Meu compromisso é proporcionar uma cidade cada dia melhor para se viver e não estou poupando esforços para que isso aconteça. Quero e vou assegurar atendimentos humanizados em todas as esferas da saúde em Cuiabá e para isso estamos melhorando as unidades da Atenção Básica em todos os bairros. É aqui que o cidadão que depende unicamente do SUS vem buscar os atendimentos para os cuidados diários com sua saúde. A exemplo desta unidade que estava há 15 anos sem reforma, outros quatro PSF - como o São João Del Rey/Novo Millennium, Renascer, Dom Aquino e a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Fortaleza/Santa Laura - também estavam há muitos anos sem receber reparos. Então, mais do que quebrar muitos anos de falta de investimento, essas novas obras significam dignidade para o povo cuiabano”, frisou.
As falas do prefeito foram ratificadas pelo líder comunitário Gilberto Matos, que é morador do bairro Jardim Vitória há 30 anos. “É emocionante ver uma obra, que estava desde seu lançamento em 2002 abandonada pelo poder público, ganhando vida novamente. Além de ampliado, o PSF ganhou acessibilidade, climatização, mobília nova, entre outras coisas. Na verdade, a população foi presenteada com uma nova realidade.  O sentimento de fato é de dignidade cidadã. É a representatividade de que os nossos impostos estão finalmente valendo à pena”, comentou emocionado.
O presidente do Jardim Vitória, Benedito Assunção, reforçou. “O prefeito está entregando essa obra para nossa comunidade e já está com as outras duas em andamento. De fato, é um marco histórico, pois sofríamos muito com o estado físico em que estavam estes postos de saúde. E sabemos que esta não é uma realidade apenas do nosso bairro. Por todas as regiões podemos observar obras na saúde. Voltando aqui para a nossa região, também receberemos o asfalto em breve e este era mais um desafio para os moradores, pois pensávamos não ver isso se concretizar, pois era uma eterna promessa. Então, enquanto presidente do bairro, só tenho a agradecer a esta gestão e afirmar que estamos sentindo essa humanização nas bases e espero que ela continue”, finalizou o líder comunitário.