Saúde / SAÚDE DE QUALIDADE NAS BASES

02 de Novembro de 2017 11h05

Emanuel lança quinta Unidade Básica de Saúde e solicita à construtora que contrate mão de obra local

02/11/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Com a presença maciça da população, o prefeito Emanuel Pinheiro deu sequência à meta de retomar obras não iniciadas e investir na Atenção Primária ao lançar na quarta-feira (01), a obra de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), desta vez, no bairro São João Del Rey. No lançamento o gestor solicitou à LD Construtora LTDA, responsável pela execução da unidade, que contrate a mão de obra da região que contempla outras 11 comunidades, incluindo o Osmar Cabral.  

“Esta obra é do povo, é do São João Del Rey, e é de toda essa imensa região. Ninguém vai fazê-la com mais amor do que o povo da comunidade. Aqui tem muito trabalhador que precisa melhorar a renda da família e que está pronto para trabalhar. Muitos inclusive estão aposentados ou até mesmo desempregados. Então repito, aqui possui a mão de obra que construirá esta UBS com a dedicação e qualidade que a região necessita”, disse Emanuel, direcionando a fala ao proprietário da construtora, Diogo Soares Reis, que acenou positivamente para o pedido do prefeito.

A UBS terá o custo de R$ 1137.770,70 viabilizados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Valtenir Pereira, recursos do Ministério da Saúde e também do Município. Ela é a quinta de seis que serão lançadas até a próxima semana e a segunda Porte III.  Este modelo integra a Política Nacional de Atenção Básica, com área construída de cerca de 500 m² e comporta no mínimo três Equipes de Saúde da Família, oferecendo consultas médicas, tratamento odontológico, curativos, vacinas e coleta de exames laboratoriais.

Conforme o prefeito, as seis somam-se ao pacote de outras 10 obras da saúde que estavam em vias de perder os recursos, mas que foram recuperados pela gestão, e agora serão lançadas até dezembro deste ano.  

“São unidades que estavam ou iniciadas e paralisadas ou não iniciadas, praticamente perdidas, vindo de várias gestões. Fiz um compromisso com o meu povo, garanti que vou levar os serviços públicos para os bairros, porque esta é uma gestão popular e é aqui que faremos a verdadeira prevenção em saúde. Aviso aos jovens construtores que estarei vigilante para que entreguem uma obra com a qualidade que a população merece e se Deus quiser, daqui a seis meses, no aniversário de Cuiabá, terei a alegria de voltar aqui para entregarmos essa UBS prontinha para a população do Del Rey e região”, pontuou.

Lembrando que a UBS atenderá ao vazio assistencial em saúde da Regional Sul, que foi beneficiada com as unidades Nico Bacacat, Jockey Clube, Parque Ohara e Santa Terezinha, a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo afirmou que além de dar andamento às metas do Plano de Governo do prefeito, as ordens de serviços contribuem para alcançar o modelo de gestão em saúde mais próximo do ideal.

“O prefeito tem colocado a Atenção Básica como  prioridade e é por meio desse modelo de atenção que vamos de fato levar a prevenção em saúde e atuar nos cuidados primários, diminuindo as filas nas atenções secundárias. O investimento também é um avanço para que em apenas um ano e meio alcancemos 40 novas Equipes de Saúde da Família, e ao longo da gestão, mais 10. Com esse número, honraremos mais um compromisso que é somar as 70 já existentes e finalizarmos a gestão com 120 Equipes. Dessa forma, chegaremos próximo do ideal para levarmos a humanização dos serviços em saúde para a vida da nossa população, visando à prevenção das doenças”, frisou a secretária.

O federal Valtenir participou do lançamento, bem como engenheiros e responsáveis pela execução da obra, secretários da gestão, vereadores, presidentes e representatividades de moradores da comunidade. Na oportunidade, agradeceu aos diversos companheiros que enfrentaram entraves para que a obra contemplasse a região.  

“Eu parabenizo o prefeito e a secretária Elizeth pela excelente articulação. Eles não pouparam esforços para realizar esta obra. Mas quero citar aqui pessoas que também fizeram a diferença para a realização deste momento. Entre elas o ex-vereador e atual secretário adjunto de Governo, Oséias Machado, Dinorá Magalhães, representante dos Agentes de Saúde e Combate às Endemias e os presidentes dos 12 bairros que compõem a região. Juntos somamos forças para trazer o benefício para a população. Destinamos este recurso em 2013, ele foi empenhado em 2014 e agora com a sensibilidade do prefeito Emanuel estamos finalmente tornando realidade este momento histórico, trazendo mais saúde para essa região que tanto precisa”, pontuou Valtenir.

A presidente do Novo Milênio, Berenice da Silva Lima, disse que o momento referencia um sonho da comunidade. “Parece um sonho, lutamos muito para que nossa comunidade fosse contemplada com essa obra. Nossa população é carente de serviços públicos e essa UBS vem para nos mostrar que o prefeito Emanuel e nossa secretária de Saúde colocou mesmo os problemas das comunidades como prioridade. Agora com mais esta novidade que beneficiará meu esposo, sen trabalho há dois anos  e outros tantos pais de família que estão desempregados. Só temos a agradecer este sonho”, finalizou.

Para o presidente do bairro São João Del Rey, Silvano Cruz a obra veio para marcar os 30 anos da comunidade. “Essa obra veio para coroar os 30 anos do nosso bairro. Não havíamos sido beneficiados ainda com obras desse porte, não tínhamos nem praça e agora o olhar amoroso do prefeito Emanuel e da secretaria Elizeth para a nossa região, nos presenteia com essa obra. Lutamos muito para que ela viesse para cá e graças ao deputado Valtenir hoje estamos comemorando essa benção. Mais uma de nossos quase dois anos de mantado. Com 26 anos morando nesse bairro que amo, só tenho a agradecer ao Prefeito e a todos que tornou realidade esse sonho”, finalizou o presidente.