Saúde / PARCERIA

04 de Abril de 2018 17h48

Emanuel destaca importância dos hospitais filantrópicos e empenho da Prefeitura para manter repasses

04/04/2018

BRUNO VICENTE

Maurício Barbant - Assessoria AL-MT

Arquivo

É impossível imaginar um avanço na saúde pública da Capital sem ter uma forte parceria com as instituições filantrópicas. Essa foi a afirmativa utilizada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, para destacar a reunião realizada nesta quarta-feira (04) com os representantes dos hospitais filantrópicos do município. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) e contou também com as presenças do presidente da AL, deputado estadual Eduardo Botelho, deputado estadual Guilherme Maluf, e do procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo.

Conforme explica o gestor cuiabano, a reunião foi uma grande oportunidade para debater e buscar, em conjunto, soluções de enfrentamentos das dificuldades vividas pelas instituições de saúde. Dentre as pautas discutidas, teve maior destaque a questão relacionadas às emendas parlamentares destinadas à Prefeitura de Cuiabá para que seja feito repasse aos hospitais. Uma delas, que deve ser direcionada a Santa Casa, possui a expectativa de ser sanada ainda nesta semana, restando apenas a resolução de pontos legais para ser feita a liberação.

“Foi uma reunião extremamente produtiva. Tratamos sobre as dificuldades que essas instituições estão passando. Já autorizei a liberação de alguns recursos que estavam pendentes com alguns hospitais e espero resolver isso o mais breve possível. Agora vamos continuar sentando a mesa para planejar as ações que garantam a saúde financeira dessas instituições que são importantíssimas para o fortalecimento da saúde pública na nossa Capital”, comentou o prefeito.

Segundo Emanuel Pinheiro, o Município está sempre à disposição para continuar ajudando as entidades que têm sido grandes parcerias na busca pelos avanços necessários para o bom atendimento da população que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). O chefe do Executivo municipal destaca ainda que uma nova mesa de debate, envolvendo Prefeitura, AL, Ministério Púnlico Estadual (MPE) e o Governo do Estado, deve ser realizada nos próximos dias, no intuito de buscar os acertos necessários para assegurar que o Executivo estadual também supere as dificuldades para com as entidades.

“Essas instituições dão suporte e ampliam a nossa atuação, nos ajudando a atender a enorme demanda, que não se restringe apena a quem reside em Cuiabá. É impossível pensar em qualquer medida que melhore e humanize a saúde pública da cidade sem passar por uma e grande união de esforços. Por isso, reconhecemos a imprescindível necessidade dos trabalhos desenvolvidos pelos hospitais pela Santa Casa, Hospital de Câncer, Hospital Geral e Santa Helena. Se o Município estivesse sozinho nessa luta, os problemas na saúde seriam muito maiores”, finalizou.