Saúde / VALORIZE O SUS

05 de Julho de 2020 06h00

Em tempos de pandemia, atenção primária à saúde é fundamental, afirma médico

05/07/2020

CELLY SILVA

Luiz Alves

Arquivo

Com 35 anos de experiência, sendo 30 apenas na rede municipal de Saúde de Cuiabá, sempre na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Jardim Independência, o ginecologista, obstetra e homeopata Luiz Augusto Menechino nunca passou por uma situação como a que estamos vivendo diante da atual pandemia de Covid-19. “Nós somos humanos também, nos angustiamos, ficamos com medo”, conta. 

Mas, apesar disso, ele não perde de vista o objetivo principal de sua prática profissional, bem como de todos que atuam na atenção primária à saúde: “O que nós temos que fazer para a população é dar o suporte, principalmente, dar condições para que ela realmente consiga fazer com que não chegue a adoecer. Esse é o nosso papel: é a prevenção”, define.

O médico defende que a prevenção é imprescindível em qualquer momento, mas que, no atual cenário de alto contágio pelo coronavírus, ainda pouco conhecido e sem tratamento ou cura comprovados cientificamente, além da dificuldade em se encontrar leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) nos hospitais, o melhor que se pode fazer é evitar ficar doente e ter que recorrer ao sistema de saúde de alta complexidade. 

“Nessa situação atual, nós realmente estamos com muitas dificuldades pra saber qual a solução disso. Só existe uma, eu acredito: é a vacina. E até lá, nós temos que dar suporte pra que se perca menos vidas possível”, afirma Menechino.

Apaixonado pelo trabalho, o Dr. Menechino presenciou todo o crescimento da UBS Jardim Independência, onde trabalha desde que chegou em Cuiabá, na década de 1980. “Realmente tem uma história aqui dentro, é uma unidade que cresceu muito. A população merece esta unidade porque quem começou a construção dela foi a população, há 35 anos. Quando eu cheguei aqui, tinha três cômodos”, lembra.

O médico aponta ainda que já passou por muitas experiências na USF e que, por estar no dia a dia da comunidade, conta com a valorização desta. “Fui pegando gosto pela população, já conheço todo mundo. Como eu sou ginecologista e obstetra, eu já fiz parto e já estou fazendo pré-natal das pacientes que nasceram na minha mão!”, conta.

A Unidade de Saúde da Família “Dr Nicóla Pécora”, abrange, além do Jardim Independência, os bairros Jardim Cuiabá, Porto, Jardim Primavera, Goiabeiras, entre outros, atendendo a uma média de 15 mil pessoas.