Saúde / COMBATE AO TABAGISMO

21 de Setembro de 2021 09h30

Em sessões em grupo, pessoas de variadas idades e histórias buscam parar de fumar

21/09/2021

CELLY SILVA

Davi Valle

Após receberem o convite da equipe de saúde da família ou procurem por vontade própria a unidade básica de saúde (UBS), pessoas das mais variadas idades, profissões e histórias de vida se reúnem, juntamente com os profissionais da saúde para juntos trilharem um caminho em direção a uma vida livre do cigarro. Os motivos para isso são os mais variados: reconhecimento de que não faz bem para a saúde, a busca de uma vida mais saudável, melhorar o desempenho profissional. Todas essas experiências, escolhas e desafios são compartilhados nos encontros do Programa de Cessação ao Tabagismo, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em oito unidades. 

Jovino Carlos da Silva, 67, auxiliar de serviços gerais, é um desses exemplos. Ele fuma desde os 15 anos de idade e já tentou várias vezes parar de fumar, sem sucesso. Ao receber o convite da enfermeira Romanthyelle Correa, responsável técnica da UBS do bairro Despraiado, ele compareceu ao primeiro encontro na última sexta-feira (17) e, dessa vez, vai contar com apoio profissional para alcançar seu objetivo. 

“Eu fumo há mais de 50 anos e resolvi parar de fumar porque eu sei que não me faz bem. Deus abençoa que eu pare porque eu sei que só faz mal. Eu gostei e estou animado. Pra eu parar por minha própria opinião é difícil. Eu paro com café, eu paro com guaraná, o dia que eu não bebo, não sinto falta, mas o maldito cigarro é complicado!”, afirma. 

No Programa de Cessação ao Tabagismo, os pacientes participam de quatro encontros em grupo, que são conduzidos pela enfermeira da unidade e por outro profissional da equipe multidisciplinar, composta por dentista, psicólogo, médico. A cada encontro, eles recebem um material educativo, com informações sobre como lidar com a abstinência, o estresse, aprendem a fazer exercícios que podem aliviar a tensão, entre outras orientações. 

Já na primeira sessão, cada participante responde a questionários, define sua meta de quando e como quer parar de fumar e recebe os medicamentos que ajudam a sentir menos desejo pelo tabaco. Cada um deles tem um prontuário, que é monitorado pela enfermeira responsável, para que possam ter registrada a evolução do tratamento, que dura cerca de um ano. “Existem vários modos de parar de fumar. Cada um tem uma situação. Tem alguns que decidem parar no dia seguinte. Outros fumam mais, então vão sentir mais a abstinência e resolvem parar aos poucos. Fazemos encontros mensais e nessas reuniões, cada um desenvolve o seu plano e a gente vai acompanhando. Disponibilizamos os adesivos de nicotina, que ajudam no processo do organismo não ter tanta vontade de fumar e também os medicamentos para ansiedade”, explica a enfermeira Romanthyelle. Ela explica ainda que o programa é aberto a todos os fumantes. “O único requisito é querer parar de fumar, se esforçar, estar comparecendo às reuniões”, diz. 

As unidades básicas de saúde que já contam com o Programa de Cessação ao Tabagismo são as dos bairros: Cidade Verde, Quilombo, Tijucal, Despraiado, Santa Terezinha, Bela Vista, Jardim Fortaleza e Santa Laura. Mas a coordenadora Silvana Ferreira explica que mais profissionais estão sendo capacitados para abrir novos grupos em outras unidades. Dessa forma, ela explica que, quem tiver interesse em parar de fumar, deve manifestar ao agente comunitário de saúde ou enfermeiro da UBS mais próxima para que os grupos sejam criados.