Saúde / INCLUSÃO

09 de Agosto de 2020 07h01

Em parceria com a Marinha, Prefeitura leva atendimento médico à população ribeirinha

09/08/2020

ROBERTA PENHA

Assessoria SMS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Projeto AMOR e a MARINHA DO BRASIL vão realizar nos dias 11, 12 e 13 de agosto a “Operação Ribeirinha sem COVID”, com o objetivo de levar atendimento médico à comunidade que mora às margens do Rio Cuiabá e que tem dificuldade de acesso às unidades de saúde municipais.

A parceria do município com a Marinha foi formada em uma reunião na SMS, que contou com a presença do secretário municipal de Saúde Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, secretário adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma, diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng, Capitão de Fragata Fajard, Tenente Esther Vieira e Sargento Roosewelth.

O Capitão de Fragata Fajard explicou que a ideia surgiu do prefeito Emanuel Pinheiro, e que foi levada ao conhecimento da Marinha através do vereador Luis Claudio. “O vereador disse que o prefeito estava pensando em disponibilizar os Kits COVID para a população ribeirinha e perguntou se a Marinha tinha interesse em participar dessa atividade. Como entendemos que é importante essa participação para a sociedade com esse atendimento aos ribeirinhos, que muitas vezes encontram dificuldades para serem alcançados devido à localidade onde estão, a Marinha se prontificou imediatamente em ajudar”, comentou o Capitão. Ele explicou que a Marinha vai colocar à disposição as lanchas da Capitania, as viaturas e a equipe para auxiliar na parte da logística.

Com a formatação da Operação, ficou estabelecido que a equipe do Projeto AMOR fará todo o atendimento médico e odontológico para as cerca de 120 famílias que moram às margens do Rio Cuiabá, além da realização de testes rápidos para detecção do coronavírus e entrega de Kit COVID para aqueles que necessitarem, de acordo com a avaliação do médico.

“A execução desse programa, junto com a MARINHA DO BRASIL é para atingirmos a população mais carente, os ribeirinhos da cidade de Cuiabá. Nós vamos levar atendimento especializado para COVID e não COVID também. A Marinha está sendo uma grande parceira, vai nos dar a logística fluvial para incrementarmos esse atendimento. É um atendimento precoce para essa população que não tem acesso às unidades básicas de saúde ou às secundárias. É mais um momento que estamos propiciando as ações para oferecer os serviços à grande Cuiabá”, disse o secretário Pôssas.

O prefeito Emanuel Pinheiro ficou bastante satisfeito com a parceria com a Marinha e acredita que será altamente benéfico para a população ribeirinha. “Neste momento de pandemia, em que temos uma alta taxa de contaminação do coronavírus, acredito ser de extrema importância levarmos atendimento médico a essa população que tem dificuldade de acesso às unidades de saúde públicas. Sabemos que, quanto antes as pessoas começarem a se tratar, mais chances elas têm de evitar as complicações da COVID-19. E aqueles que não foram infectados também serão beneficiados, pois terão acesso ao atendimento médico e odontológico”, finalizou Pinheiro.