Saúde /

28 de Julho de 2010 10h35

Em Cuiabá a segunda etapa de vacinação contra Paralisia Infantil começa em agosto

28/07/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria/SMS

A secretaria Municipal de Saúde através da coordenadoria de Vigilância a Doenças e Agravos e Eventos Vitais se reúne amanhã (29/07), às 14h, na sala de reunião da Atenção Secundária da SMS para traçar estratégia de imunização para a 2º Etapa de Vacinação contra Paralisia Infantil que se inicia no dia 15 de agosto. Crianças de 0 a 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses) devem tomar a gotinha.

A meta é vacinar 45.522 crianças durante as duas etapas da campanha. Durante a primeira etapa que teve início no dia 16 de junho, foram vacinadas 35.808 crianças, ou seja, 78,6% da população pré-estabelecida.

O Ministério da Saúde estabeleceu a meta de 95% de cobertura vacinal nos municípios brasileiros. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, a segunda etapa será de complementação. “Os pais estão confiantes sobre os benefícios da vacina e acredito que em Cuiabá, os responsáveis irão levar seus filhos nos Postos”, ressaltou.

Não há registro da doença nos últimos quatro anos em Cuiabá, entretanto, a Vigilância pretende manter a população fora do risco de circulação com a imunização em massa.

Doença - A poliomielite é uma grave doença infectocontagiosa, transmitida por um poliovírus, que afeta o sistema nervoso da criança, provocando a paralisia. A contaminação se dá principalmente por via oral. Os sintomas podem ser confundidos com os da gripe, como a febre. A doença provoca a paralisação súbita dos membros inferiores e a diminuição de reflexos profundos.