Saúde / RUMO AOS 300 ANOS

20 de Março de 2018 09h00

Em apenas 14 meses, gestão Emanuel avança para 36 frentes de reestruturação das unidades básicas de saúde

20/03/2018

OZIANE RODRIGUES

arquivo

Arquivo

Visando promover a humanização dos serviços em saúde nas bases e, sobretudo o fortalecimento da promoção e prevenção em saúde na Cuiabá dos 300 anos, a gestão Emanuel Pinheiro não vem poupando esforços para reestruturar as unidades de saúde pública da Capital. Em apenas 14 meses, 36 frentes de trabalho de estruturações, reformas, ampliações e novas obras estão sendo conduzidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Pouco mais de 50% já estão na etapa de finalização e serão entregues à população em abril, nas comemorações do aniversário de 299 anos, totalmente equipadas, climatizadas e algumas com equipes de saúde odontológicas ampliadas de uma para duas. 

Durante lançamento da 36ª obra, no PSF que atende os bairros Jardim Florianópolis e Jardim União, no último dia 09, o prefeito Emanuel Pinheiro salientou que a força-tarefa faz parte do pacote de 67 obras recuperadas, que estavam paralisadas ou não iniciadas há muitas gestões e em vias de perder os recursos.  “Sou prefeito de toda a Cuiabá, mas especialmente das pessoas mais carentes. Àquelas que não têm recursos para pagar um plano de saúde e um médico particular. Cuiabanos que dependem unicamente do Sistema Único de Saúde da nossa Capital, ou é o SUS ou é o SUS. Por isso, a oferta de um atendimento mais digno e humanizado à população é uma de nossas principais metas. Com essa premissa, a equipe conduzida pela secretária Elizeth Araújo recuperou os recursos que estavam praticamente perdidos e vem tocando essas obras estruturando e reestruturando as equipes e as unidades de atendimento para a população que merece todo nosso comprometimento”, enfatizou o prefeito. 

De acordo com o diretor de obras da SMS, Wellington Simões, ao todo, 27 obras incluem reformas e ampliação em Centros e Programas de Saúde da Família, e duas a reforma do 4º andar e ‘banheirão’ do atual Pronto Socorro. Também fazem parte a retomada das obras do novo Pronto Socorro e da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) Verdão e as seis novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) porte III, que comportam até três equipes de Saúde da Família.  

Segundo Wellington, algumas dessas unidades já compõem a lista de entrega para abril. “Na lista de entrega para abril, mês de aniversário de Cuiabá, estão as obras do atual PS, dos PSFs Dom Aquino, Jardim Fortaleza, Jardim Vitória I, Ana Poupina, Renascer, Centro de Saúde Parque Cuiabá, as UBS Jockey Clube, Ouro Fino, Residencial Itapajé Santa Terezinha, São João Del Rey e ainda a UPA Verdão. Além disso, outros cinco PSF, também estão com as obras aceleradas e poderão ser inclusos na lista”, frisou. 

O diretor também explicou que sob orientação da agora ex-secretária de Saúde, Elizeth Araújo foi estruturada uma equipe multiprofissional composta por engenheiros, arquitetos, pedreiros, serventes, encanadores, eletricistas, carpinteiros e pintores para que a grande maioria das obras fosse realizada via administração direta, objetivando a economia dos recursos recuperados. “Por serem recursos de anos anteriores, muitos dos planejamentos estavam obsoletos e os recursos destinados não dariam para realizar as obras. Dessa forma, a então secretária Elizeth deliberou que àquelas em que a SMS tivesse condições, seriam realizadas via administração direta e assim, das 36 em andamento, estamos tocando 27 obras. As outras nove, por serem de maior complexidade, estão sendo realizadas pela LD Construtora”, completou  o diretor.

De acordo com o atual secretário Municipal de Saúde, Huark Douglas Correa a meta é dar sequencia às obras visando entregar, o quanto antes, as 67 unidades à população cuiabana. “O principal objetivo é seguirmos o planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro, que é levar a humanização dos serviços em saúde nas bases, trabalhando a prevenção às doenças e promoção à saúde. Dessa forma, continuaremos o trabalho incansavelmente para que até o fim deste ano, consigamos concluir todas as obras previstas”, finalizou o secretário.