Saúde / Evento

03 de Maio de 2016 18h45

Dia do Enfermeiro será lembrado em Cuiabá com atualização profissional

03/05/2016

MARIA BARBANT

Secom Cuiabá

Arquivo

De 09 a 13 de maio acontecerá a Semana de Enfermagem. O evento, que tem por objetivo oportunizar aos profissionais a ampliação de seus  conhecimentos, está sendo realizado pela coordenação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, localizada no bairro Morada do Ouro II, com apoio da Diretoria de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

A diretora técnica de Atenção Secundária (DTAS), Karina Costa Marques Medeiros, destacou a importancia do evento que vai comemorar o Dia Internacional da Enfermagem – 12 de maio -, trazendo uma atividade voltada para a valorização desse profissional, melhorias no seu desempenho profissional  e  dos serviços oferecidos nas unidades da saúde. “Nossa intenção é, a partir das dificuldades enfrentadas diariamente, na rotina desses profissionais nas nossas unidades, trazer um ganho em conhecimento e melhoria dos servidos aos cidadãos, e valorização desses profissionais”.

Essa será o primeiro evento dessa natureza, promovido pela Coordenação da UPA Norte. Segundo a coordenadora administrativa da unidade, Bruna Santiago, a iniciativa é direcionada aos funcionários da UPA e da Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Moura, localizada no bairro Planalto.

“Após a convivência com os colegas da classe de enfermagem pudemos  observar as dificuldades do seu dia a dia e assim promover esse  evento a fim de qualifica-los para que possam realizar uma melhor assistência aos nossos usuários/clientes”, ressaltou a coordenadora.

Durante a Semana de Enfermagem serão realizadas atividades internas, sem prejuízo na assistência usuários das duas unidades.  

As palestras acontecerão no período vespertino, das 13:00 às 18:00 horas, no auditório da Policlínica do Planalto.

Entre os temas que serão abordados durante a atualização estão a Abordagem da Enfermagem ao paciente em crise/surto psiquiátrico, o atendimento de Urgência e Emergência e o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde.

As palestras serão ministradas pela Assistente Social Tânia Amorim, a Enfermeira Zuleika Carmo Padilha, a Psicóloga Infanto Juvenil, Alessandra Sarapião;  a Psicanalista Christiane George Ghattas, autora a dos livros,  "Manual de cura interior” e “Eu inimigo de mim mesmo” e as enfermeiras Luciana Victoria Fonseca Mesquita e Eliziane Gonçalves da Silva.

 

Dia da Enfermagem

 

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Oficialmente, esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

No Brasil, o Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa em 1938, quando foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas.

Por aqui é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio, com o Dia Internacional da Enfermagem, e termina em 20 de maio, com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.