Saúde / COMEMORAÇÃO

11 de Maio de 2018 17h53

Dia das Mães é comemorado com muita emoção no Hospital Municipal São Benedito

11/05/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

A Comissão de Humanização do Hospital Municipal São Benedito antecipou a centenária comemoração ao ‘Dia das Mães’ e emocionou pacientes, acompanhantes e servidoras que compareceram à unidade hospitalar nesta quinta-feira (10).

Além de coffee break, premiações e presentes, a ação, que teve cada detalhe cuidadosamente planejado pela Comissão, lembrou que a primeira celebração ao ‘Dia das Mães’ ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, trazido pelo então secretário-geral da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS), França Long e, aos poucos, a data passou a ser divulgada e se consolidou em 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas a oficializou no segundo domingo de maio.

A expressividade histórica da data também foi repassada pela psicóloga, Cristiane Bianch por meio de palestra motivacional que destacou o papel da mulher e, sobretudo o da mãe na sociedade. “A mulher dá o som e o tom de onde ela está. E antecipando as honrarias aos 100 anos de instituição da data em que o  ‘Dia das Mães’ é comemorado, a Comissão de humanização do São Benedito quis ressaltar o poder e a força que as mães exercem para cuidar de todos à sua volta. O diferencial de hoje é que as incentivamos a dedicar um pouco desse cuidado a si mesmas. Afinal, por vezes essa meta é posta em segundo plano em prol dos filhos e  da tripla jornada exercida por muitas”, frisou.

Encantada com o Hospital e com o evento, Cleunice Neri, de Sinop está no São Benedito acompanhando a irmã. Ela contou que é mãe de três meninas e nunca se imaginou com tempo para si. Segundo ela, a meta é seguir rigidamente todo ensinamento repassado.

 “Nunca estive em um lugar com acolhimento tão maravilhoso. A humanização aqui foi sentida desde a chegada à recepção e agora, com esse evento incrível. Eu senti o verdadeiro significado da palavra mãe. Nos preocupamos muito com os filhos, mas aqui aprendi que preciso estar bem para continuarmos transmitindo a magia da maternidade sem que isso torne-se um fardo árduo. Estou arrepiada de tanta emoção, foi muito maravilhoso participar deste evento. Parabéns à gestão pelo hospital e a todos que programaram e realizaram essa ação tão importante para quem, com toda certeza passará o Dia das Mães longe dos filhos”,  disse.

A assistente social e presidente da Comissão da Humanização, Francisneia Socorro Silva disse que o fato de ter conseguido a atenção das mães e mulheres presentes ao evento foi muito gratificante, pois sabe que, de alguma forma, conseguiram mexer com as emoções e causar uma reflexão em quem assistiu à palestra.

A psicóloga e vice-presidente da Comissão,  Rafaela Martins também avaliou positivamente a ação. “Conseguimos mostrar para estas mulheres o quanto elas são importantes não apenas como mães, mas também como mulheres e cidadãs. Ela pode, deve e merece ter um momento para cuidar de si mesma, pois se sentirá melhor como pessoa e isso vai refletir inclusive no seu papel de mãe”, finaliza.