Saúde / DIA MUNDIAL DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

28 de Abril de 2022 11h41

Dia 28 de Abril: Cerest faz alerta à população cuiabana sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho

28/04/2022

NATHANY GOMES

Secom

Arquivo

Considerada a matéria-prima mais valiosa das organizações, sejam elas públicas ou privadas, os colaboradores são a peça fundamental de subsistência e funcionamento das respectivas instituições. Nesta quinta-feira (28) é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, o Abril Verde, com objetivo de chamar atenção da população, de modo geral, sobre a importância da preservação da vida com a finalidade de reduzir o número de mortes, acidentes e doenças nos ambientes corporativos. 

Pensando nisso, o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), subordinado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  faz um alerta à sociedade cuiabana sobre a importância da comunicação e notificação dos casos desta natureza, propagando a cultura da prevenção, levando um amplo debate sobre o tema, propiciando adoção de ações mais efetivas de sua abrangência. 

Segundo dados fornecidos pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), somente em 2021, Cuiabá registrou 210 ocorrências de acidente de trabalho típico (execução das atividades); 172 durante o trajeto, com o total de 395 casos. Em nível nacional, conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT), os números são ainda maiores, 571.786 acidentes de trabalho e 2.487 mortes, se comparado ao mesmo período do ano anterior. 

A coordenadora do Cerest, Rosane Meciano explica que apesar dos índices expressivos, a contagem difere da realidade vivenciada pelos trabalhadores. Estima-se que 20% dos acontecimentos no âmbito laboral não são comunicados pelos empregadores, fator este que dificulta a oferta do suporte técnico adequado às ações de saúde dos servidores. 

"Este ano o tema tem foco o fortalecimento da saúde do trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) e o combate a subnotificação dos acidentes de trabalho e agravos da saúde. O nosso intuito é sensibilizar a sociedade sobre os impactos humanos, sociais e até economicos sobre a falta de medidas concretas de prevenção. Os acidentes precisam ser notificados pelos estados, municípios e empresas, informações esssas, essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde. Em Cuiabá temos o Cerest que oferta todo o suporte teórico e prático aos pacientes e está de portas abertas para receber a comunidade, esclarecendo dúvidas e prestando os serviços necessários", disse Rosane. 

Em razão da pandemia da Covid-19, a atuação do Cerest acabou sendo limitada, porém, com achatamento da curva de contaminação pelo vírus a promoção de palestras educativas, visitas e auxílio às empresas foram retomados, a fim de propiciar a conscientização coletiva de ambas as partes no município.  

Aos interessados em registrar a sua manifestação, basta comparecer presencialmente até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua preferência e relatar os fatos. De prontidão, uma equipe médica fará o acolhimento da vítima e encaminhará a manifestação ao órgão competente, responsável pela condução dos trâmites individuais, independente do tipo do vínculo empregatício. 

Além disso, as entidades têm a sua disposição a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), um dever e direitos dos seus profissionais que garantem a assistência previdenciária aos adoecidos ou acidentados (clique aqui). 

 

Confira:

 

Cerest Regional/Endereço: Avenida Getúlio Vargas, nº 353 - Centro

Telefone: (65) 3617-1313

E-mail: cerest.saúde@cuiaba.mt.gov.br