Saúde / QUALIFICAÇÃO

03 de Março de 2017 16h14

Curso de Desenvolvimento Gerencial vai qualificar 200 servidores da Saúde

03/03/2017

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

Nesta segunda-feira (06), às 13 horas, na Escola Superior de Contas Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), acontece  a aula inaugural do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS – CDG-SUS. Voltado para os servidores o curso terá um total de 80 horas, e capacitará, em cinco turmas, 200 profissionais da SMS de Cuiabá e integrantes do controle social. O objetivo é contribuir com a qualificação das práticas de gestão e do cuidado em saúde.

De acordo com a secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo o  curso atende as determinações e propostas da gestão Emanuel Pinheiro, de humanização e valorização dos servidores por meio da Educação Permanente em Saúde e o fortalecimento das relações entre as  instituições de ensino e pesquisa e a gestão municipal do SUS.

“Nosso objetivo é a qualificação das práticas de gestão e do cuidado em saúde na perspectiva da integralidade da atenção. Queremos também,  fortalecer as  relações entre as instituições  de ensino e pesquisa e a gestão municipal do SUS Cuiabá, na implementação da educação permanente em saúde”, destacou Elizeth Araújo.

O CDGS-SUS será oferecido para os servidores, preferencialmente de nível superior, em cargos de gerencia ou de responsabilidade técnica das unidades de saúde, administrativas ou de apoio. Também abre espaço para a participação de Conselheiros de Saúde, considerados indispensáveis para o alcance de um sistema de saúde mais efetivo.

O curso está estruturado em duas unidades e um eixo integrador que correspondem às 80 horas de qualificação, com aulas presenciais e um período de dispersão para o desenvolvimento de um trabalho de campo. Dessa forma é garantido  ao aluno acesso às principais noções de saúde e doença, conceitos de política, planejamento, gestão do SUS, organização do sistema e dos serviços de saúde, tendo a integralidade, o direito à Saúde e a Educação Permanente.  

O curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDGS-SUS) é o resultado da cooperação técnica e parceria entre a SMS de Cuiabá e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS), do Instituto de Saúde Coletiva, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso (COSEMS-MT) e a Secretaria Estado de Saúde (SES-MT)/Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT).

A certificação do curso será feita pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivencia da Universidade Federal de Mato Grosso (PROCEV/UFMT).

 

Serviço

 

Aula inaugural do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDGS-SUS)

Data: 06/03

Horário: 13 horas

Local: Escola Superior de Contas Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro, do Tribunal de Contas do Estado (TCE)

Rua Conselheiro Benjamim Duarte Monteiro, s/n, Centro Político e Administrativo