Saúde / QUALIFICAÇÃO

10 de Março de 2017 14h18

Curso de Desenvolvimento Gerencial fecha primeiro módulo em Cuiabá

10/03/2017

MARIA BARBANT

Divulgação

Termina nesta sexta-feira (10), a primeira unidade da primeira turma do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS). Nesta primeira turma estão participando 44 servidores entre gerentes, responsáveis técnicos e administradores de unidades de saúde, além de membros do Conselho Municipal de Saúde. Na próxima segunda-feira (13), tem inicio a segunda turma com mais 44 servidores que darão inicio a primeira unidade do curso. Mais de 200 gestores da Saúde, divididos em cinco turmas, passarão pela capacitação até o mês de junho.

O Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS tem como objetivo qualificar a gestão e o cuidado em saúde fortalecendo a relação entre as instituições de ensino e pesquisa e a gestão municipal do SUS, no processo de implementação da educação permanente em Saúde.

Estruturado em duas unidades e um eixo integrador o curso trabalha as peculiaridades de cada município, tem 80 horas de qualificação com aulas presenciais e um período de dispersão para o desenvolvimento de trabalhos de campo. “Após o primeiro módulo, no momento de dispersão, os participantes, divididos em quatro grupos, visitam diferentes unidades de saúde, com diferentes níveis de complexidades, para entrevistar profissionais e usuários e observar o atendimento. Com base nessas informações, é feita uma análise critica do cenário”, explicou uma das organizadoras locais do curso, Maria José Vieira da Silva.

Essas informações assim como os problemas detectados e soluções propostas serão apresentadas a Secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo ao final do curso. As propostas integrarão uma agenda de fortalecimento gerencial do município, pactuada entre a gestão e os servidores.

O curso prevê também o acompanhamento à distancia dos participantes e uma uma oficina de avaliação.  “Nossa ideia é que o Curso de Desenvolvimento Gerencial possibilite a formação do coletivo, ou seja, um grupo maior de gestores integrados num mesmo projeto. E nossa expectativa é que isso  cause impacto positivo maior  na gestão”, disse a organizadora local da capacitação, a assessora técnica da SMS de Cuiabá, Leila Boabaid Levi.

Na abertura do evento, na última segunda-feira (6), no auditório da Escola do Tribunal de Contas do Estado, a secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo lembrou que é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, trazer a humanização para a Saúde, tornar a gestão compartilhada e valorizar os servidores por meio de uma série de medidas entre elas a implementação e fortalecimento da Educação Permanente.

“Este é o momento de compromisso do servidor com a sua qualificação para que possamos realmente fazer as mudanças que a Saúde precisa. Nosso maior recurso é o servidor e é nele que vamos encontrar a saída para organizar e qualificar a gestão do SUS, para melhorar o atendimento à população”, destacou a secretária.

O professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso e um dos idealizadores do CDG-SUS, Julio Strubing Muller Neto, participou da abertura do curso.

“Quando a gestão define como prioridade a formação e a qualificação do servidor público, que é quem carrega a máquina, fico muito feliz. Quero louvar essa decisão da gestão e dizer que se tem alguém que pode fazer a diferença na qualidade do cuidado ao nosso usuário é esse conjunto de servidores da Saúde, que carregam nas costas esse SUS sofrido e que vem aí de algum tempo em crise”.

Também estiveram presentes a abertura do curso a assessora técnica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Fátima Ticianel, também uma das idealizadoras CDG-SUS, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT), Silvia Regina Cremonez Sirena, a secretária de Planejamento da SMS de Cuiabá, Maria Salete Ribeiro, o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Ronaldo Ribeiro de Oliveira, o secretário de Governo e Comunicação de Cuiabá, Carlos Roberto da Costa, a diretora do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, Gisela Brunken e a professora do ISC/UFMT e coordenadora do CDG-SUS, Alba Regina Silva Medeiros.

CDG-SUS

O curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDGS-SUS) foi idealizado e desenvolvido pelo professor Julio Muller, com apoio do Laboratório de Práticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Este é o terceiro projeto aprovado pelo Ministério da Saúde, apoiador financeiro do curso. Desde 2004 quando foi realizado em Cuiaba a edição piloto até hoje cerca de 80 municípios mato-grossenses já receberam a capacitação que já certificou mais de 2 mil alunos.

Nesta terceira etapa do CDG-SUS no Estado, 30 municípios estão recebendo o  curso desde o ano passado.

O curso  que está sendo realizado na Escola do TCE-MT é  resultado da cooperação técnica e parceria entre a SMS de Cuiabá e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS) do Instituto de Saúde Coletiva, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso (Cosems-MT) e a Secretaria Estado de Saúde (SES-MT)/Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT).

 

A certificação do curso será feita pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (PROCEV/UFMT).