Saúde / COM COMORBIDADES

13 de Maio de 2021 09h28

Cuiabanos de 50 a 54 anos são vacinados e agradecem: “esperei muito tempo por essa vacina”

13/05/2021

JAD LARANJEIRA E ROBERTA PENHA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou nesta quarta-feira (12), a imunização de pessoas com a faixa etária entre 50 e 54 anos, com comorbidades. Para o prefeito Emanuel Pinheiro, o avanço na campanha de vacinação contra a Covid-19 representa todo trabalho com eficácia, empenho e celeridade desempenhado por uma gestão humanizada. "Hoje chegamos ao marco de mais de 150 mil doses aplicadas contra esse vírus. Mesmo enfrentando desafios, a nossa capital foi uma das únicas que não precisou parar com a aplicação da 1ª e 2ª dose para os grupos prioritário. E diante disso, eu não tenho dúvidas que vamos vencer esse momento crítico, vamos vencer essa pandemia e sair muito mais fortes dela", disse.

Uma das primeiras a receber a primeira dose do imunizante foi a colunista social Ana Maria Bianchini, que relatou viver um momento de felicidade inexplicável após receber a vacina, no Centro de Eventos do Pantanal. “Eu me sinto mais livre, fui vacinada com pfizer, e já sai com a segunda dose para agosto. Muito obrigada, só tenho gratidão por todas as pessoas que proporcionam essa logística gigante pra gente estar aqui, porque muitos pensam que é só chegar e tomar a vacina, mas além de ter morrido tantas pessoas amadas e desconhecidas, tem uma legião de gente atrás trabalhando por nós”, ressaltou.

A profissional fez questão também de falar da organização elaborada pela Prefeitura de Cuiabá, que segundo ela, merece os parabéns pelo feito. "Eu esperei muito tempo por essa vacina, faz quase um ano e meio que estou em casa, porque trabalho com eventos, e eu fiz até um texto falando que o que poderia ter me matado, na verdade me salvou, e que realmente Deus sabe todas as coisas, então eu só agradeço. A Prefeitura de Cuiabá está de parabéns pela estrutura e pela organização”, afirmou ela.

Já a professora Maria do Espírito Santo Carneiro Kaefer, que também recebeu a primeira dose da vacina nesta quarta, relatou o sentimento de alívio, de poder já pensar na possibilidade de se aproximar o momento dela voltar a dar aulas presenciais e chegar perto dos sobrinhos.

“Ontem meu sobrinho que é médico em Campo Verde, elogiou muito a organização de vocês aqui em Cuiabá e eu estou muito feliz. Desde fevereiro do ano passado que eu não vejo minha família, não vejo meus alunos, não vejo meus colegas. Os meus alunos eu vejo só pela telinha, tem alunos que não me conhecem pessoalmente, então tudo isso pra mim é muito emocionante. Os meus sobrinhos pequenos, as crianças pequenas vão esquecendo das coisas se você não está presente. Então essa vacina pra mim foi a maior riqueza que Deus me deu no mundo, e eu agradeço muito vocês da Saúde de Cuiabá. Espero que essa vacina se estenda para outras pessoas também, porque nós precisamos imunizar toda população mato-grossense, toda população cuiabana, porque é uma doença que está ai e ela mata, e se eu estou aqui viva hoje é porque eu me cuidei muito mantendo o isolamento, usando máscaras e álcool em gel”.

 

Cadastro e agendamento

 

As pessoas que se cadastraram no site e que fazem parte dos grupos contemplados (50 a 59 com comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 18 anos, Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com deficiências permanentes a partir de 50 anos) devem entrar no site da vacinação no período noturno e consultar o cadastro para verificar se a agenda está disponível.

No dia da vacinação a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, juntamente com o laudo impresso OU a declaração de comorbidades assinada e carimbada pelo médico, pois estes documentos serão retidos no registro. Também é necessário levar um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá.