Saúde / VACINA CUIABÁ

29 de Abril de 2021 09h33

Cuiabá supera 116 mil doses aplicadas e atinge percentual de 78,7%

29/04/2021

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Arquivo

Com cinco polos de vacinação em pleno funcionamento e um gerenciamento rigoroso da aplicação das doses recebidas, Cuiabá,  na quarta-feira (28), ultrapassou a marca de 116 mil vacinas aplicadas, o que corresponde a 78,7% das doses recebidas. Além disso, do quantitativo recebido especificamente para a primeira dose, a capital mato grossense já aplicou 94,8%.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, nessa semana, reafirmou que  a capital garante a segunda dose da vacina para quem foi imunizado com a primeira. “Sempre alertei que é preciso garantir a 2ª dose, pois, quem tomou a primeira, é automaticamente dona da segunda. Ela não pertence ao município. Não dá para aplicarmos todas as doses, e o que estou precavendo está ocorrendo em vários municípios que limitaram ou suspenderam a imunização por falta de doses para a segunda aplicação do imunizante”, explica.

Segundo a coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, cita que mesmo que as vacinas destinadas à primeira dose terminem a vacinação não será suspensa pelo fato de a coordenação da campanha seguir à risca as determinações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que determina distribuição de doses estabelecidas pelo Governo do Estado e serve de amparo legal aos municípios, garantindo a transparência pública no processo de vacinação, a segunda dose dos grupos prioritários está garantida.

“Em nenhum momento utilizamos como primeira dose as vacinas que vieram para a segunda, porque não tínhamos a garantia de que receberíamos mais vacinas a tempo para repô-las. Seguimos corretamente o prazo de 28 dias entre a aplicação das duas doses de Coronavac e 90 dias da Astrazeneca, por isso decidimos não correr o risco, como muitos municípios fizeram. O tempo mostrou que a decisão que tomamos estava correta, mesmo com tantas pessoas nos acusando de estarmos represando doses. Graças à reserva destas doses, hoje estamos realizando a imunização de segunda doses de trabalhadores de saúde e dos idosos dentro do prazo correto”, comemora a coordenadora.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da campanha Vacina Cuiabá - Sua Vida em Primeiro Lugar, mantém postos de vacinação no Centro de Eventos Pantanal, no Sesi Papa, estacionamentos da Universidade Federal de Mato Grosso e Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Sesc Balneário.