Saúde / SAÚDE/ASSISTÊNCIA SOCIAL

13 de Setembro de 2017 17h19

Cuiabá sedia ‘I Encontro da Rede Intersetorial de Atendimento à Pessoa Idosa’

13/09/2017

HUGO FERNANDES

Davi C Valle

Arquivo

Com o intuito de aprimorar o processo de atendimento às garantias e direitos da pessoa idosa pela rede de atenção, será promovido nesta quinta-feira (14) o ‘I Encontro da Rede Intersetorial de Atendimento a Pessoa Idosa de Cuiabá’. O evento reunirá diversas instituições e entidades que constituem a rede, como as Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). A reunião dará início ao processo de formatação de uma ação integrada voltado ao público.     

O eixo central de discussão é a violência contra o idoso. “Com o aumento da população idosa, os casos de violência doméstica têm crescido nos últimos anos. A SMS já possui, desde 2016, o fluxo definido para atendimento ao paciente idoso. Nosso principal desafio é justamente oferecer um bom acolhimento, um atendimento humanizado. Para isso temos o ‘Programa de Saúde do Idoso’”, pontuou a responsável pela área técnica de Políticas de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Cuiabá, Waldeth Pontes Gomes.

Serviço

O que: ‘I Encontro da Rede Intersetorial de Atendimento a Pessoa Idosa de Cuiabá’.

Quando: Nesta quinta-feira (14), 8h.

Onde: Casa dos Conselhos, Avenida Dom Aquino Correa, 184, Dom Aquino, Cuiabá-MT.

Por que: o processo de atendimento às garantias e direitos da pessoa idosa pela rede de atenção.

Programação

7h30 – Credenciamento

8h – Abertura

8h30 – Palestra Magna: “A Política Nacional do Idoso e a intersetorialidade das políticas públicas”. Palestrante: Dra. Janaína Carvalho Barros.

9h – Roda: O Atendimento intersetorial à pessoa idosa”, com representantes do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Atendimento ao Idoso, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Ministério Público do Estado e Defensoria Pública do Estado.

12h – Almoço

13h30 – Estudo de casos: construindo o fluxo