Saúde /

08 de Julho de 2010 08h00

Cuiabá registrou menor índice de notificação semanal de dengue no ano

08/07/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria-SMS

A equipe da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa) divulgou, nesta quarta-feira (07/07), o boletim da Dengue. Conforme o boletim semanal da primeira semana do mês de julho, a Capital registrou o menor índice de notificações do ano em Dengue: uma notificação.


O acumulado do ano referente a janeiro até julho (Primeira semana, 26) são 3.684 casos notificados sendo 3.366 casos confirmados como sendo de Dengue e 78 casos considerados graves. Foram 04 óbitos confirmados sendo 6 em investigação. Os óbitos são residentes do bairro Jd. Vitória, Dom Aquino, CPA II e JD. Leblon.


De acordo com o diretor da Vigilância a Saúde, Benedito Oscar Campos, a estratégia adotada pelo município tem sido eficiente no combate ao mosquito. O monitoramento está sendo feito em tempo real pelos agentes, isso possibilita a ação imediata de contenção.


Benedito acredita que mesmo com os índices baixos o trabalho do município não pode parar. “O avanço foi bom, mas não vamos descansar até eliminar de uma vez o risco de contaminação. Iniciamos o trabalho quando estávamos no pico endêmico da doença e o resultado gradativo revela o empenho do município. Queremos avançar ainda mais, nesta sexta iremos realizar o primeiro encontro do Comitê de combate a Dengue”, ressaltou.


Cuiabá -Em 2009, de janeiro a abril foram notificados 5.800 casos de dengue. Já no mesmo período de 2010, o número de notificações caiu para 3.381 casos de doença. Conforme os dados revelam, há uma queda de 42% nos casos de dengue na capital nos primeiros quatro meses de 2010. Foram mais de 315 mil imóveis visitados pelos agentes de endemia este ano.