Saúde /

21 de Outubro de 2010 10h16

Cuiabá registra redução de 67% de casos de dengue

21/10/2010

Ana Paula Soares - Assessoria SMS


Comparado com o mesmo período do ano de 2009, Cuiabá registra em 2010 uma redução de 67,7 % nos casos de dengue. No ano passado, de acordo com dados da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa), de janeiro a outubro foram 12.628 de casos de dengue na capital. Neste ano, no mesmo período de janeiro a outubro, esse número caiu para 4.084 registros da doença de residentes no município. 

De acordo com o secretário de saúde, Maurélio Ribeiro, essa é a certeza de que as ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no combate a doença estão seguindo um rumo certo. 

“Sem a participação da sociedade de maneira efetiva no combate a dengue, sem o esclarecimento e sem a atuação ininterrupta dos nossos agentes de saúde (eles não pararam nem mesmo no período de estiagem, com pouca incidência de chuvas), nós não teríamos essa redução no registro de casos de dengue em 2010”, destacou Maurélio.

Ele alertou também sobre a necessidade de intensificar a vigilância nesse período de começo de chuvas. “Cada cidadão deve dar sua contribuição para evitar que o mosquito da dengue prolifere. Cada morador deve ser responsável pelo seu quintal evitando o acúmulo de água parada, que é onde acontece o criadouro do mosquito. Essa parceria, envolvendo todos contra a dengue é que fará a diferença”, declarou Maurélio.

Com base nos boletins semanais da Divisa, essas três últimas semanas registraram a menor incidência de dengue em Cuiabá deste ano.  


Outras Informações:
3617-7379 / 9976-2555