Saúde / VACINAÇÃO SUSPENSA

22 de Junho de 2021 18h20

Cuiabá recebe Coronavac apenas para lactantes e segunda dose dos atrasados; sem imunizantes, capital não poderá vacinar demais grupos a partir desta quarta (23)

22/06/2021

ROBERTA PENHA

Davi Valle

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informa:

-Cuiabá recebeu Coronavac apenas para lactantes e segunda dose dos atrasados; sem imunizantes, a capital do Estado não poderá vacinar demais grupos a partir desta quarta (23); 

- Diante desse cenário, apenas as lactantes poderão ser vacinadas a partir de 22 de junho e as pessoas com agenda para segunda dose de Coronavac, e segunda dose de Astrazeneca; 

- Com exceção do polo Senai Porto, todos os outros quatro polos de vacinação (Sesi Papa, estacionamentos da Assembleia Legislativa e Universidade Federal de Mato Grosso e o Sesc Balneário) estarão com as atividades suspensas a partir desta quarta-feira (22), devido à falta de vacinas para aplicação da primeira dose. 

-As pessoas que estavam agendadas para o recebimento da primeira dose devem aguardar a retomada das atividades e verificar o agendamento no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br

Entenda a distribuição de imunizantes pelo Governo Federal:

- No último sábado (19) Cuiabá recebeu uma remessa com vacinas da Pfizer e da Coronavac, mas em número insuficiente para manutenção dos cinco polos.

-Na última remessa, a capital de Mato Grosso recebeu pouco mais de 4500 doses de Pfizer para primeira aplicação e mais de 6800 de Coronavac.  Desse quantitativo, parte é destinada à segunda dose das pessoas que estão com o esquema vacinal atrasado. Já o restante está reservada para dose 1 e dose 2 de lactantes.

-A destinação das vacinas segue o Plano Nacional de Imunização. Somente o Governo Federal pode adquirir vacinas. Após a aquisição, as doses são destinadas ao Governo do Estado e o quantitativo é debatido pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT). O colegiado de saúde define então, como será feita a distribuição aos municípios.

- A coordenação da campanha informa que as doses de Astrazeneca para aplicação de segunda dose estão armazenadas. Válido lembrar que a destinação das vacinas já vem especificadas se serão destinadas à aplicação de 1º ou 2ª dose.