Saúde / IMUNIZAÇÃO

16 de Agosto de 2022 07h10

Cuiabá pretende ampliar cobertura vacinal com Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

16/08/2022

ELIANA BESS

Luiz Alves

Arquivo

Teve início nesta segunda-feira (15), e segue até o dia 09 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, das 7h30 às 17h, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022. O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. O dia "D" da vacinação está marcado para o dia 20 de agosto. 

Logo no início da manhã desta segunda-feira, alguns pais procuraram o atendimento na UBS Cidade Verde, com o objetivo de colocar em dia a carteira de vacinação e garantir a segurança da saúde dos filhos.

Bruna Ribeiro foi uma das mães que compareceram e levou a pequena Ayla, de 1 ano e 7 meses, que estava com o calendário vacinal atrasado. “Eu sabia do atraso com as vacinas, mas estava internada e não pude trazê-la antes”, pontuou ao ser informada de que a filha estaria tomando hoje as doses que deveria ter tomado quatro meses atrás.

Alberth Costa, trabalhador autônomo, levou a filha, Manoela Carmina Arruda, de 1 ano, que também estava com as vacinas em atraso. Na oportunidade, a garota tomou as doses para Meningite e Poliomielite. Outras serão aplicadas em outro dia.

“Volto depois para a aplicação das outras que faltam, tinha mais uma que ela poderia tomar hoje, mas ela vai ficar muito enjoadinha. Sei como é importante para a saúde dela. Eu sou autônomo, fica mais fácil de trazer”, explicou.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, a aplicação de mais de uma vacina ao mesmo tempo é possível sem prejuízo da eficácia de cada uma delas. Ele ressalta ainda a importância da imunização no público alvo para melhorar as coberturas vacinais.

“O objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano até menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Para isso, precisamos do comprometimento dos pais em levar seus filhos para atualizar a caderneta de vacinação. Com isso, podemos evitar o risco de retornar doenças que já estavam controladas”.

No Calendário Nacional de Vacinação, serão oferecidas todas as vacinas para crianças, como a BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

As salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente de segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.