Saúde / CAMPANHA VACINA CUIABÁ

23 de Setembro de 2021 13h09

Cuiabá inicia aplicação da dose de reforço contra a covid-19 em idosos acima de 85 anos e imunossuprimidos e abre cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos a partir de segunda-feira (27)

23/09/2021

CELLY SILVA

Davi Valle

A partir da próxima segunda-feira (27), será iniciada a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 nos idosos a partir de 85 anos que já haviam concluído o esquema vacinal há pelo menos 6 meses e da dose adicional em pessoas imunossuprimidas que encerraram o ciclo vacinal há pelo menos 28 dias, em Cuiabá. O anúncio foi feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro nesta quinta-feira (23), após o Ministério da Saúde enviar doses para esse fim. “Em respeito aos nossos idosos, essa vacinação vai ser descentralizada, tanto nos polos centrais como nos polos distribuídos em cada região da cidade”, disse o gestor. Atualmente, Cuiabá conta com 5 polos centrais e 14 unidades básicas de saúde que oferecem a vacina contra a covid-19.

Além disso, o prefeito anunciou outras duas medidas que visam acelerar o processo de imunização coletiva dos cuiabanos contra o coronavírus. “Também estou autorizando a abertura dos cadastros para os adolescentes de 12 a 17 anos. E ainda uma ótima notícia para facilitar a vida das pessoas: a vacinação da segunda dose nas 14 unidades básicas de saúde que oferecem esse serviço será das 8h às 17h. Dessa forma, vamos avançando na guerra contra a covid-19”, afirmou Pinheiro. 

 

Dose de reforço

 

Após reunião com a coordenação da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, o prefeito decidiu que para receber a dose de reforço, a partir de segunda-feira (27), o idoso a partir de 85 anos precisará apenas conferir a caderneta de vacinação e, se já tiver tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses, poderá se dirigir a qualquer ponto de vacinação, munido da caderneta e documento oficial com foto para receber sua dose de reforço. 

O procedimento que deverá ser adotado pelos imunossuprimidos será o de consultar o cadastro para verificar o agendamento. Caso não seja agendado pelo sistema, deverá observar a caderneta de vacinação e, se já tiver tomado a segunda dose ou a dose única há pelo menos 28 dias, se dirigir ao polo do SENAI Porto, do SESC Balneário ou da Assembleia Legislativa para receber a dose adicional. A documentação exigirda será a caderneta de vacinação, documento oficial com foto e laudo médico, receita ou prontuário que comprove que faz parte do grupo de imunossuprimidos.

No caso dos pacientes que fazem hemodiálise, como eles foram vacinados nas clínicas onde já fazem tratamento, isso vai continuar na nova fase da campanha de vacinação.

Importante salientar que nem todas as pessoas com comorbidades receberão a dose adicional, mas somente as pessoas imunossuprimidas. 

Os casos contemplados são:

- Imunodeficiência primária grave

- Quimioterapia para câncer

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras

- Pessoas vivendo com HIV/AIDS

- Uso de corticoides em doses acima igual ou acima de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por pelo menos 14 dias

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune

- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

- Pacientes em hemodiálise

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

 

Confira detalhes técnicos e quais são as drogas modificadoras da resposta imune na Nota Técnica em anexo ao final da matéria

 

Cadastro dos adolescentes

 

O prefeito Emanuel Pinheiro autorizou a abertura do cadastro para vacinação com a vacina Pfizer de todos adolescentes de 12 a 17 anos de idade, porém, seguindo a ordem de prioridade definida pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, a vacinação desse público deve começar pelas adolescentes grávidas, puérperas e lactantes, adolescentes com deficiência permanente e com comorbidades. Em seguida, a prioridade deve ser dos jovens de 12 a 17 anos em regime socioeducativo. A lista de comorbidades está definida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Já a vacinação dos adolescentes sem comorbidades deve iniciar somente quando estiver conclusa a imunização dos grupos prioritários e dos que precisam da dose de reforço. 

 

Ampliação do horário nas unidades básicas

 

Também a partir de segunda-feira (27), a segunda dose da vacina contra a covid-19 estará disponível em tempo integral (das 8h às 17h) nas 14 unidades básicas de saúde que oferecem esse serviço. São elas: 

 

Região Norte

 

UBS Ilza Terezinha Picolli Pagot

UBS Jardim União/Jardim Florianópolis

UBS Três Barras 

Clínica da Família (CPA 1)

 

Região Sul

 

UBS Tijucal

UBS Pedra 90 V e VI

UBS Parque Ohara 

UBS Jockey Clube

 

Região Leste

 

UBS Terra Nova

UBS Pedregal 

UBS Dr. Fábio

 

Região Oeste

 

UBS Novo Colorado

UBS Santa Amália 

UBS Novo Terceiro

 

No caso das unidades dos bairros Ilza Terezinha Picolli Pagot, Clínica da Família (CPA 1), Tijucal e Parque Ohara, que funcionam em horário extendido, a vacinação ocorrerá até às 20 horas. 

 

Para tomar a segunda dose, continua sendo necessário consultar o cadastro no site cadastro.vacinacuiaba.com.br e imprimir o comprovante de agendamento (QR code), que indica o horário e a unidade em que a pessoa foi agendada. No ato da vacinação, é preciso levar o QR code impresso, documento oficial com foto e a caderneta de vacinação recebida na primeira dose. Caso a pessoa tenha perdido a caderneta, que tem valor de documento, é preciso apresentar um boletim de ocorrência.

O horário de encerramento da vacinação é 17h, com isso, o último horário de agendamento ocorre às 16h.