Saúde /

20 de Julho de 2010 14h00

Cuiabá incentiva adoções de animais abandonados

20/07/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria/SMS

Os cães e gatos recolhidos das ruas por abandono e outras situações disponíveis para adoção no município de Cuiabá estão à espera de um novo dono. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) através da coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) da secretaria Municipal de Saúde é o órgão responsável por intermediar as adoções. De acordo com a médica veterinária do CCZ, Kellen Siqueira, há atualmente 30 cachorros de raça vira-lata e 04 gatos aptos a receberem um novo lar.


Os interessados em adotar um animal devem pagar uma taxa de R$ 25 reais para realização do exame de leishmaniose em casos de cães acima de seis meses. O resultado do exame fica pronto num período de cinco a sete dias úteis. Em caso de exame positivo, o animal é eutanasiado (morte sem dor); casão o exame dê negativo o cão recebe a vacina anti-raiva e é liberado para adoção.

Além do exame, a equipe do CCZ realiza uma visita à residência da pessoa interessada em levar para casa um animal de estimação, para uma inspeção do espaço físico e análise da estrutura familiar que vai receber o animal. A ação é conhecida como guarda responsável do animal, e serve para garantir que esses animais não retornarão às ruas.

Quem se interessar em adotar um animal deve comparecer ao CCZ, de segunda a sexta, das 9h às 17h e, aos sábados, das 9h às 15h, devendo apresentar RG, CPF, comprovante de residência e pagar uma taxa de R$ 25. Os telefones para informação são: 3617-1680/1681/1682/1683/1684 ou pelo endereço eletrônico cczcuiaba@hotmail.com.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos e abelhas entre outros).

Cuiabá


Existe uma população estimada de 50.143 animais caninos e 8.315 animais felinos na Capital. A partir do dia 1º de agosto o município inicia campanha de vacinação anti-rábica de cultivo celular. A vacinação está prevista para acontecer nos meses de agosto a outubro, em duas etapas. A primeira etapa, com início em agosto, será realizada por 30 vacinadores que farão visitas casa-a-casa. E a partir do mês de setembro haverá 50 vacinadores disponíveis em 91 postos fixos distribuídos pelos distritos Norte, sul, leste e oeste.