Saúde /

06 de Julho de 2010 13h35

Cuiabá adota medidas de prevenção e estimula campanha Nacional de Imunização

06/07/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria/SMS

O secretário Municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, através do Programa Nacional de Imunização (PNI) apóia medidas de controle de doenças preveníveis por meio da imunização da população (vacinação). “A vacina é a maneira mais simples e eficiente de se prevenir doenças”, enfatizou Maurélio Ribeiro.

As coberturas vacinais de rotina fazem parte de calendários que devem ser seguidos de acordo com as faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos. A medida é uma ação de prevenção e promoção à Saúde no sentido de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra as doenças.

Maurélio Ribeiro informa que as vacinas que constam no calendário da criança são: BCG (Formas graves de tuberculose), Hepatite B, Rotavírus (Protege contra diarréia grave), tetravalente (Tétano, difteria, coqueluche e infecções por HIB), Poliomielite oral (protege contra paralisia infantil), febre amarela, Tríplice bacteriana (protege contra difteria, tétano e coqueluche), Tríplice viral (Contra sarampo, rubéola e caxumba), DT Dupla (Bacteriana uso adulto- gestante). As vacinas possuem idade mínima para vacinação e quantidade de doses exata, e essas informações podem ser obtidas pelo fone: 3617-1609. 

No calendário de vacinação do adolescente constam as vacinas de prevenção a Hepatite B, Dupla bacteriana e tríplice viral, enquanto que no calendário de adultos e idosos elas são:  Dupla bacteriana, Febre amarela, Tríplice Viral, Influenza ou gripe sazonal, Pneumococo (contra pneumonia).

Todas essas vacinas estão disponíveis na rede (Centro de Saúde e Programa de Saúde da Família). As pessoas devem passar por orientação médica nos postos de vacinação para obter informações quanto à necessidade de imunização, quantidade de doses e faixa etária.

Cuiabá – Série histórica de vacinação em crianças menores de 1 ano:

A cobertura vacinal da Tetravalente em 2007 foi de 88,2%, em 2008 a cobertura vacinal foi de 102,8% e em 2009 a cobertura vacinal foi de 94,6%. 

A cobertura vacinal da BCG em 2007 foi de 140,1%, em 2008 a cobertura vacinal foi de 156,4% e em 2009 a cobertura vacinal foi de 138,4%.  

A cobertura vacinal da hepatite B em 2007 foi de 80,4%, em 2008 a cobertura vacinal foi de 93,4% e em 2009 a cobertura vacinal foi de 88,0%.

* Fatores que determinam os índices são surtos de outras doenças durante o ano e reforços externos relevantes.