Saúde / SAÚDE

13 de Junho de 2017 17h58

Consultório itinerante realiza mais de 8 mil atendimentos

13/06/2017

HUGO FERNANDES

Seguindo a tônica de uma gestão humanizada, a Prefeitura de Cuiabá realizou 8.316 mil atendimentos de saúde a moradores da zona rural e participantes de grupos terapêuticos de Cuiabá. Ao todo, 14 comunidades foram visitadas pela equipe formada por múltiplos profissionais, que integram o projeto ‘Consultório Itinerante’, no período de janeiro a maio deste ano. 

Ocorre que mais de 11 mil habitantes do Município vivem na zona rural. É o que revela a última estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016. O número corresponde a aproximadamente 2% do total de 585 mil habitantes da Capital.

De acordo com o responsável técnico do projeto, Marcelo Coelho, é comum encontrar pacientes que nunca passaram por uma consulta médica ou tomaram vacina. “Não podemos deixar essas pessoas descobertas pelo simples fato da distância às unidades básicas de saúde. Cumprimos, assim, a missão de levar atendimento médico e odontológico, apoiados sempre no tripé orientação, prevenção e tratamento”.

Marcelo revela que as doenças mais prevalentes nessas comunidades são verminoses, decorrentes da falta de água tratada, bem como doenças de pele, diabetes e hipertensão. O acompanhamento é feito de forma contínua, em ciclos de aproximadamente 60 dias para os retornos, atuando assertivamente sobre os problemas pontuais de cada grupo de pacientes.

Numa van, o consultório itinerante percorre as comunidades com uma equipe de profissionais composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista. Além das consultas, toda a logística de exames laboratoriais fica por conta do projeto, da solicitação à coleta, transporte e entrega dos resultados.

Além dos cuidados básicos, é feita a distribuição de Kits de saúde bucal e medicamentos, bem como o encaminhamento a outras especialidades médicas quando necessário. O projeto também desenvolve ações de atenção e promoção à saúde. “Nosso trabalho permite uma prática de saúde próxima do cidadão, humanizando os serviços. Afinal, acabamos estabelecendo um vínculo com a população”, considerou Marcelo.

Agenda

·         14/06 - Apoio à Pré-Conferência de Saúde Rural: Coxipó do Ouro

 

·         19/06 - Coleta de exames do Lar Cristão Masculino

 

·         20/06 - Apoio à Pré-Conferência de Saúde Rural: Fazenda Velha/Raizama

 

·         21/06 - Comunidade Coivaras

 

·         22/06 - Coleta de exames na Comunidade Coivaras

 

·         26/06 - Casa Terapêutica Paraíso

 

·         27/06 - Coleta de exames na Casa Terapêutica Paraíso

 

·         28/06 - Comunidade Gamaliel

 

·         29/06 - Comunidade Gamaliel

 

·         30/06 - Coleta de exames na Comunidade Gamaliel