Saúde / HUMANIZAÇÃO

08 de Junho de 2018 16h24

‘Consultório Itinerante’ comemora aniversário de dois anos com mais de 22 mil atendimentos em Zona Rural

08/06/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

O programa Consultório Itinerante, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), celebra o aniversário de dois anos, neste mês de junho, com 11 mil quilômetros percorridos e mais de 22,5 mil atendimentos de saúde humanizados às comunidades rurais e terapêuticas. Para se ter dimensão, a distância percorrida apenas neste 1,6 ano da gestão Emanuel Pinheiro é o suficiente para fazer o deslocamento uma vez e meia aos pontos extremos do país – do Oiapoque ao Chuí.

De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Huark Douglas Correa, o excelente resultado da unidade móvel, que teve as ações intensificadas na gestão Emanuel Pinheiro, com a missão de levar atenção integral à população que, até então, estava fora das áreas de abrangência da Estratégia Saúde da Família, demonstram que mais um compromisso firmado com os cuiabanos no Plano de Governo do prefeito Emanuel Pinheiro está sendo honrado.

“Foi promessa do prefeito Emanuel melhorar e ampliar os bons programas herdados de antigas gestões, especialmente àqueles que levam os atendimentos em saúde nas bases. E nós estamos seguindo esta promessa à risca, intensificando os serviços oferecidos pelo Consultório Itinerante, que vem rompendo fronteiras e chegando às bases para atender com qualidade a população cuiabana”, frisou.

Segundo o coordenador do Consultório Itinerante, Marcelo Coelho, mensalmente a equipe, que é composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um agente administrativo e uma motorista, visita 14 comunidades, sendo sete rurais e sete terapêuticas (estas destinadas ao tratamento de dependentes químicos) e leva os mesmos atendimentos comuns às unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), como consultas, pré-consultas, procedimentos ambulatoriais, exames clínicos diversos, atualização do calendário de vacinação, orientações odontológicas, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos e encaminhamentos a especialistas, caso necessário.

Segundo Marcelo, embora haja locais desafiadores, dentre os quais a comunidade rural Coivaras, localizada no Distrito de Aguaçu (90 quilômetros de Cuiabá), levar o poder público ao encontro do cidadão da zona rural por meio dos serviços de saúde, é gratificante para toda a equipe.

“Toda essa distância percorrida ao longo desses dois anos é compensadora. Mesmo as mais longínquas e desafiadoras como a comunidade de Coivaras, onde levamos atendimentos para cerca de 300 moradores incluindo os das comunidades do Altas do Jordão e Pico do Amor. Em cada um desses locais conseguimos entregar o cuidado e a humanização dos procedimentos em saúde que por vezes eles não conseguiriam ter devido à distância que os separavam da zona urbana e isso é extremamente gratificante para nós que compomos a equipe do consultório”, ressaltou o coordenador.