Saúde / ATENÇÃO BÁSICA

17 de Julho de 2017 14h29

Consultório Itinerante caminha para ultrapassar 10 mil atendimentos nesta semana

17/07/2017

OZIANE RODRIGUES

Levar atenção integral e humanizada à saúde da população nas comunidades rurais e terapêuticas, onde não há abrangência das Unidades da Estratégia Saúde da Família. Essa é a missão desenvolvida semanalmente pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) pelo ‘Consultório Itinerante’ que poderá ultrapassar a marca de 10 mil atendimentos ao longo desta semana.

Com uma média de dois mil e quinhentos atendimentos mensais, a unidade de atendimento móvel que é composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, já realizou ao longo do primeiro semestre e nas duas primeiras semanas deste segundo, mais de nove mil e oitocentos acolhimentos entre consultas, pré-consultas, procedimentos ambulatoriais, exames clínicos diversos, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, entre outros procedimentos.  

Na ultima semana, o ‘Consultório’ concentrou os serviços nas comunidades Morro de São Jerônimo, Gleba Boa Sorte e na Terapêutica Lar Cristão Feminino, totalizando 342 atendimentos. Nesta segunda-feira (17) os profissionais retornarão ao Lar Feminino para a coleta de exames laboratoriais e, a partir da terça-feira (18), a comunidade Terapêutica Tenda de Abraão será a contemplada.

Para o enfermeiro e responsável técnico da unidade móvel, Marcelo Coelho chegar à marca de 10 mil atendimentos proporciona aos profissionais que compõem o ‘Consultório’ a grata sensação de dever cumprido. “Por meio das visitas é possível intervir em fatores de risco aos quais a população está exposta e com as práticas de saúde melhoramos o estabelecimento de vínculos com a população. Diante disso, saber que estamos prestes a não apenas chegar, mas ultrapassar o número de 10 mil atendimentos nos dá forças para continuarmos esse trabalho com muito afinco em busca do principal foco da gestão que é a humanização dos serviços”, ressaltou.

Além das práticas médicas, a unidade móvel ambulatorial também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Também é u dos objetivos da ação, o estabelecimento de vínculo entre os profissionais de saúde e a população para delinearem parcerias que contribuam para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde.

Confira a agenda de atendimento do 'Consultório Itinerante" mês de julho

Terça-feira (18) à quinta-feira (20) Tenda de Abraão

Segunda-feira (24) e terça-feira (25) Comunidade Limiar

Quarta-feira (26) Comunidade Vau de Jaboque

Quinta-feira (27) Help Vida

Sexta-feira (28) Coleta Vau de Jaboque

Segunda-feira (31) Coleta Hep Vida