Saúde / GESTÃO/SUS

23 de Março de 2017 10h33

Conselho de Secretários elenca prioridades para o ano de 2017

23/03/2017

MARIA BARBANT

Divulgação

Financiamento, Transporte Sanitário, Pactuação Interestadual, Assistência Farmacêutica e Complexo Regulador são os cinco pontos prioritários elencados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), para este ano. As prioridades foram pactuadas pelos gestores na primeira reunião da nova diretoria do Conselho - eleita para o biênio 2017/2019 -, realizada no último dia 09 de março. A reunião fez parte da programação do  XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo faz parte da  nova diretoria do Conselho e durante o Encontro do COSEMS-MT esteve presente participando ativamente das discussões.  

Durante o evento ela falou sobre as propostas da atual gestão de Cuiabá visando a  reestruturação da saúde visando a humanização do atendimento em todos os níveis,  o melhor gerenciamento dos serviços desde a atenção básica até a hospitalar e a Regulação.

“Temos que planejar a Saúde da capital  com um olhar voltado para a população de todo o estado de Mato Grosso já que é em Cuiabá que se concentram os procedimentos mais especializados. Precisamos também fortalecer a Baixada Cuiabana,  como polo e  referencia estadual. Para isso  precisamos pensar  questões como o financiamento, pactuação e a regulação,  fundamentais para alcançarmos nossas  metas”.

Durante o XX Encontro do COSEMS-MT, Elizeth Araújo em vários momentos falou sobre as medidas que já estão sendo tomadas pela gestão no sentido de reestruturar os servidos oferecido à população. Entre eles a estruturação da equipe do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá inclusive com a criação de duas diretorias dentro da unidade – a diretoria médica e de enfermagem para urgências e emergências e a diretoria hospitalar -, o projeto que se encontra em fase de conclusão, do plano de segurança da unidade, o mutirão na Central de Regulação para atualização das filas e dimensionamento das demandas, o processo de negociação junto aos parceiros para abertura de novos leitos hospitalares e a revisão dos contratos de serviços com os hospitais filantrópicos e privados no sentido de atender as demandas da população, são algumas delas. .

Também já estão em andamento as capacitações  de 200 servidores no Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS, e cursos de Especialização Lato Sensu oferecidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL),  voltado para os profissionais da saúde que atuam no SUS, instituições conveniadas e de ensino com programas de residência e também para as instâncias do Controle Social (Conselhos de Saúde), ações que pretendem promover as mudanças necessária na gestão da Saúde, com o olhar voltado para o trabalhador e o usuário e outros.

Em relação aos temas considerados prioritários, a decisão foi  consensual pela diretoria. O Financiamento, por exemplo, será desdobrado em três elementos: Regularização dos repasses, e o financiamento da Atenção Básica e dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP).

“Os municípios fazem milagres sem os repasses estaduais, porém, não estamos conseguindo manter o SUS sem o investimento que cabe ao Estado”, esclarece a diretora. Silvia Regina Cremonez Sirena presidente do COSEMS/MT.