Saúde / HUMANIZAÇÃO NAS BASES

12 de Setembro de 2017 09h42

Comunidades rural e terapêutica serão contempladas nesta semana pelo Consultório Itinerante

12/09/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Couto Valle

Arquivo

O programa Consultório Itinerante atende nesta terça-feira (12) a comunidade terapêutica Limiar para a coleta de exames laboratoriais. De quarta-feira (13) a sexta-feira (15), será a vez da comunidade rural Raizama receber os atendimentos.

A unidade de atendimento móvel foi criada pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaira de Saúde de Cuiabá para levar atenção integral para a população que não tem acesso aos serviços das unidades da Estratégia Saúde da Família. Ao longo destes oito meses de gestão, mais de 5,5 mil quilômetros foram percorridos ultrapassando 12 mil atendimentos, em sete comunidades rurais e sete terapêuticas da Capital.

Composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e uma motorista a equipe do Consultório Itinerante leva a esses locais serviços como consultas, pré-consultas, procedimentos ambulatoriais, exames clínicos diversos, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, entre outros procedimentos comuns às unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

Além disso, conforme relatou o enfermeiro e responsável técnico pela unidade móvel, Marcelo Coelho, a unidade também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

“Em cada ação devolvemos à Secretaria as informações que coletamos nas comunidades. Nosso objetivo é além de humanizar as práticas de saúde com o estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população, proporcionar o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações que contribuam para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença, e organização dos serviços e da produção social da saúde. Por isso, a troca de informações que realizamos continuamente com a população contribui para melhorarmos cada vez mais os nossos serviços”, disse.

Confira o calendário de atendimentos do Consultório Itinerante para o mês de setembro

12.09 - Coletas comunidade terapêutica Limiar

13.09 - Atendimentos comunidade rural Raizama

14.09 - Atendimentos comunidade rural Raizama

15.09 - Coletas comunidade rural Raizama

18.09 - Atendimentos comunidade terapêutica Tenda de Abraão

19.09 - Atendimentos comunidade terapêutica Tenda de Abraão

20.09 - Coletas comunidade terapêutica Tenda de Abraão

21.09 - Atendimentos comunidade terapêutica Vau do Jaboque

25.09 - Coletas comunidade terapêutica Vau do Jaboque

26.09 - Atendimentos comunidade terapêutica Help vida

27.09 - Coletas comunidade terapêutica Help

28.09 - Atendimentos comunidade rural Conquista

29.09 - Coletas comunidade rural Conquista